São Paulo, domingo, 02 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juro alto faz concentrar a renda, diz Ipea

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA Pesquisadores do Ipea identificaram os juros altos que remuneram aplicações financeiras como um dos fatores mais importantes, ao lado dos aluguéis, na responsabilidade pela concentração de renda no país nos últimos anos. No entanto, a análise dos dados suplementares da Pnad não foi conclusiva para medir o efeito da política de juros na desigualdade social brasileira.
"Estamos cientes de que o rendimento de juros não é uma simples transferência de renda do Estado. No entanto, gostaríamos de chamar a atenção para os "efeitos colaterais" de uma política de juros altos. Esse fenômeno só não é mais visível devido à brutal subdeclaração dessa fonte de rendimentos na Pnad", escrevem os autores do estudo, que ainda está inédito.
De acordo com Marcelo Medeiros, um dos autores do estudo, a pesquisa do IBGE só capta 10% dos rendimentos das famílias com juros. "Não temos como avaliar", disse o pesquisador. "Esses rendimentos são muito mal medidos pela Pnad, a subestimação é grande", endossa Sergei Soares, outro pesquisador que também elaborou o estudo.


Texto Anterior: Previdência reduz mais a pobreza que Bolsa-Família
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Lula acena com verba para MT, e Alckmin perde apoio do PPS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.