São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

A Copa, o Pan e as armas


Robinho e os soldados da segurança "ostensiva, agressiva" na Copa da Venezuela


"Gol do Brasiill!!", berrou Galvão Bueno três vezes, narrando desde o Brasil, não da Venezuela. E sem menção a Hugo Chávez, a não ser indiretamente, ao ver Robinho cercado por uma dúzia de soldados: "É um policiamento ostensivo, muitas vezes agressivo". Por uma vez, ele concordou com Bob Fernandes, que em blog no Terra Magazine, desde a Venezuela, vem sublinhando a presença militar em toda parte, de "homens com metralhadoras", na Caracas da Copa. No Rio dos Jogos Pan-Americanos, "soldados de olhar fixo e fuzil na mão" no Complexo do Alemão, descrevia o "Jornal Nacional" de anteontem. Mas não, nada de ligar uma coisa e outra, soldados e Pan.

"PRIMEIRÍSSIMO MUNDO"
Do Pan, ontem na transmissão, lá estava Galvão Bueno descrevendo o Engenhão ou João Havelange como "um estádio de Primeiríssimo Mundo, um legado que vai ficar dos Jogos" etc. No sábado, na Globo , era "o mais moderno de todos os estádios brasileiros", ele que "segue à risca os padrões da Fifa em conforto e segurança". A saber, foram "R$ 320 milhões gastos nesta obra de arte do esporte". Para registro, a agência Associated Press, em diversos sites, até elogiou, mas viu "problemas de infra-estrutura".

CHÁVEZ FORA
Na Agência Bolivariana, há dias, "Venezuela reitera o interesse num Mercosul com novo modelo de integração". Na Folha Online , o notícia de que "Chávez está disposto a retirar o pedido de ingresso". Avalia o " "Financial Times" " que o Mercosul, na verdade, não o quer tão cedo, para fechar acordo com a Europa .

"CONDUTO DE COCA"
A AP , em uma reportagem de quatro correspondentes, despachou a sites de jornais dos EUA e Europa o especial "Venezuela se torna conduto de cocaína". A partir de fontes venezuelanas e americanas, a avaliação é que que "Caracas vem tomando a posição de Bogotá [Colômbia] de centro para operações de drogas".

CIMEIRA E AS PRIORIDADES
A estatal Agência Brasil destacou a chegada de Portugal à chefia da União Européia com o Brasil como "uma das prioridades". Do primeiro-ministro de Portugal, "nossa presidência começa com uma nova cimeira, a cimeira com o Brasil", para tratar, como sempre, de "biocombustíveis". É o encontro de cúpula de Lula com os líderes europeus, nesta semana. Mas agências e jornais como o "Financial Times" não vêem bem assim. Até mencionam o Brasil e o Mercosul ao apresentar a gestão portuguesa que começou ontem, mas sublinham os incêndios a apagar na própria Europa, envolvendo a Polônia, a Rússia, a Turquia etc.

SEM RESPEITO E MEDO
O "Miami Herald lamenta em coluna a queda da nova lei de imigração e do "fast track", que dava poder à Casa Branca de fechar acordos comerciais. No dizer de Otto Reich, o ex-enviado americano, "na América Latina, a direita perdeu o respeito por nós e a esquerda perdeu o medo".

MAS COM ETANOL
Sobrou, para tentar deixar "alguma coisa próxima de um legado de George W. Bush na região, a parceria com o Brasil para produzir etanol de cana na América Central". Isso, se Washington conseguir levar o projeto adiante, na prática. E tem também os acordos bilaterais, ainda pendentes.

"WAR"

valleywag.com


O blog ValleyWag desenhou o mapa das redes sociais para "brincar de dominar o mundo". Nos EUA, o Myspace de Rupert Murdoch lidera, mas o Facebook está chegando lá. O Orkut, do Google, não vai além dos Brics Brasil e Índia

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Entrevista da 2ª/Lester Brown: "Biocombustíveis são maior ameaça à diversidade na Terra"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.