São Paulo, quinta-feira, 02 de julho de 2009

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Protestos organizados por meio do Twitter falham no mundo real

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO
DA AGÊNCIA FOLHA

A campanha pela saída de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado ganhou força na internet, com a criação de um site e de um perfil no microblog Twitter.
O perfil "Fora Sarney" no site tem mais de 3.500 seguidores. Já o "Brazilians", virou um ponto de encontro virtual para que as pessoas combinassem protestos reais no Rio, em Porto Alegre, Campinas e São Paulo.
Ainda no Twitter, o apresentador Marcos Mion, o músico Junior Lima e o ator Bruno Gagliasso formaram um grupo chamado "Os Piratas" e iniciaram uma campanha para convencer o ator americano Ashton Kutcher a postar as palavras "fora Sarney" no seu Twitter.
Kutcher, que tem o perfil mais popular no programa, seguido por 2,5 milhões de pessoas, respondeu: "Para os brasileiros; só VOCÊS têm o poder de afastar seu senador. É o SEU país. VOCÊS devem lutar pelo que acreditam. Eu não tenho voto".
Ontem, os protestos pedindo cassação ou renúncia de Sarney ocorreram em diversas cidades. Em São Paulo, cerca de 70 pessoas fizeram manifestação na avenida Paulista.
Em Campinas, o protesto reuniu apenas dez pessoas em frente à prefeitura. No Rio de Janeiro, 30 manifestantes protestaram na frente da Câmara Municipal.
No Amapá, domicílio eleitoral do senador, um ato convocado por PSOL, PSB e setores do PT reuniu numa praça da capital, Macapá, cerca de 50 pessoas, segundo a Polícia Militar. O movimento diz ter reunido 300.


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