São Paulo, quinta-feira, 02 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney e Renan podem atrasar instalação de conselho

Peemedebistas são alvos de representação no colegiado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Alvos de representação no Conselho de Ética do Senado, os senadores José Sarney (PMDB-AP), presidente da Casa, e Renan Calheiros (PMDB-AL) podem atrasar a instalação do colegiado.
Cabe a Sarney marcar a eleição em plenário dos membros do conselho e a Renan, como líder do PMDB, indicar os representantes do seu partido.
A eleição somente pode ser marcada depois que todos os líderes de partidos fizerem as suas indicações.
O Regimento Interno do Senado prevê que a eleição deve ser feita até o mês de março, mas não há punição para quem descumprir o prazo.
O Conselho de Ética é o único órgão do Senado que pode determinar o afastamento do presidente da Casa, se os membros considerarem que a presença dele no cargo possa prejudicar a investigação.
Nem o PMDB nem o PSDB indicaram seus representantes para o órgão.
O líder tucano, Arthur Virgílio (AM), disse, entretanto, que já escolheu os nomes, mas ainda não formalizou porque está reunindo documentos.
Para ser membro do Conselho de Ética, é preciso apresentar uma série de papeis, incluindo uma cópia do imposto de renda do senador.
Renan afirmou que ainda está escolhendo os representantes do seu partido.

Representações
Também será o PMDB que irá decidir o futuro das representações contra Sarney e Renan. É o presidente do Conselho quem avalia se as denúncias devem ou não ser analisadas pelo colegiado.
O partido tem a presidência por ser a maior bancada da Casa. Caso o presidente decida dar andamento às representações, ele tem um prazo de cinco dias úteis para indicar um relator para o caso.
O presidente do Conselho de Ética é escolhido em uma eleição da qual participam os membros do colegiado.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Senadores de risco
Próximo Texto: Deputado do castelo se livra de cassação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.