São Paulo, quinta-feira, 02 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

"Fica, Sarney"

Início da noite e José Sarney "ameaça renunciar", manchete da Folha Online, com avaliação de Mônica Bergamo de que a ideia "é péssima para o governo, pois entrega o comando do Senado, de imediato, ao PSDB. E mergulha o Senado em uma campanha para eleger o sucessor".
Claudio Weber Abramo, da Transparência Brasil, apontou em blog os "interesses" partidários em jogo, mas afirmou que "o mais importante tem a ver com a pretensão de que, defenestrado o presidente, todo o assunto das nomeações secretas desapareça". Seria a "tática habitual: punição para um ou dois e o resto se escafede". Ele até lançou a campanha "Fica, Sarney", para que "novos fatos se revelem".



twitter.com/rafinhabastos
#FORASARNEY
O tópico #forasarney surgiu dia 23 em twit do comediante Rafinha Bastos e agora virou "movimento", com "subcelebridades", "ato público" etc.

"SÓ PERGUNTEI"
AE/ig.com.br
A coluna Zapping avisou ontem que o comediante Danilo Gentili chegou a ser "orientado a não ir ao movimento Fora, Sarney", pela Band.
Ele foi então ao Senado e tentou ouvir o próprio. Chegou a perguntar, segundo Congresso em Foco e outros, "como é não ser tão poderoso quanto pensava", mas um segurança o agarrou. "Me chutaram, empurraram. Eu não fiz nada. Só perguntei." Ontem no início da noite, a cena já estava na home page do iG (acima).



"PALHAÇO"
drudgereport.com
Do Drudge Report (acima) ao Politico, a cobertura conservadora da eleição do comediante Al Franken -que deu "supermaioria" a Obama no Senado- é só sarcasmo. Destaca coisas como um republicano descrevendo Franken, que foi do programa "Saturday Night Live" e forte crítico de George W. Bush, como "um palhaço".
Do lado democrata, o blogueiro Markos Moulitsas já alertou a liderança no Senado, na MSNBC, que acabaram "suas desculpas" para conter as reformas liberais.



OBAMA SE MOVE

Na manchete on-line do "Washington Post" e com destaque nos demais, ontem à noite, o "ultimato" dado pela Organização dos Estados Americanos, EUA inclusive, para que os "líderes do golpe" em Honduras "reinstalem" Manuel Zelaya em três dias.
Em análise, o "New York Times" avaliou que a "postura de Obama" esvaziou o "manual" seguido por Hugo Chávez logo após o golpe hondurenho. Enquanto o venezuelano já culpava a CIA, o americano "condenou firmemente o golpe", que deu como "ilegal". E a ameaça de intervenção chavista é que causa espécie, agora.



RIO VS. CHICAGO

Colunista da revista "Sports Ilustrated", Frank Deford aborda longamente "Por que o Brasil pode vencer Chicago na disputa pelos Jogos Olímpicos".
A cidade de Barack Obama é a favorita, diz ele, mas a história das escolhas do Comitê Olímpico Internacional tem casos semelhantes. Relaciona os prós e os contras e encerra dizendo: "Agora tem a moda Bric, B-R-I-C sendo o acrônimo para o quarteto de nações emergentes Brasil, Rússia, Índia e China", com a perspectiva econômica em seu favor. O Rio com "o vento às costas".



insidefacebook.com
DE MUDANÇA
Blogs e sites de mídia destacavam ontem, nos EUA, a súbita alta no número de brasileiros e indianos no Facebook, site social concorrente do Orkut, do Google, que tem nos dois Brics seu maior mercado. O movimento começou há dois meses. No enunciado de um dos posts, "Orkut em apuros?"


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Outro lado: Governo e agência negam irregularidades na compra
Próximo Texto: Médico José Pinotti morre aos 74 em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.