São Paulo, segunda-feira, 02 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEBATE

Principais candidatos à Presidência se enfrentam hoje em evento transmitido ao vivo pela Rede Record

Polarização Ciro-Serra deve dominar encontro

DA REPORTAGEM LOCAL

A polarização entre os candidatos à Presidência da República Ciro Gomes (PPS) e José Serra (PSDB) deve dar o tom do debate realizado hoje a partir das 21h20 pela Rede Record.
Na pesquisa do instituto Datafolha divulgada ontem, Ciro tem 20% das intenções de voto, contra 19% de Serra, em situação de empate técnico.
Com mediação, do jornalista Boris Casoy, o debate contará também com o líder nas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 37% das intenções de voto pelo Datafolha, e com Anthony Garotinho (PSB), que obteve 10%.
A tensão entre o candidato do PPS e o do PSDB, que têm intensificado a troca de acusações nos últimos dias, já esteve presente na definição das regras.
A Folha apurou que a assessoria de Serra entrou em contato com a Record na última sexta-feira, pedindo que fosse alterada a disposição dos debatedores no auditório da emissora, segundo a qual ele ficará bem ao lado de Ciro.
Definido por sorteio há algumas semanas, o posicionamento dos candidatos foi mantido inalterado pela emissora.
A intenção do debate, segundo Casoy, é fazer os candidatos confrontarem suas propostas e posições políticas. "Temo, no entanto, que os ataques entre Ciro e Serra acabem dominando o encontro, o que sinceramente não seria do meu agrado. Esse debate tem um potencial explosivo", diz ele.
O debate terá cinco blocos. No primeiro, além de uma pergunta única formulada por Casoy, haverá perguntas entre candidatos, que escolherão quem responderá.
Nesse bloco e no terceiro, obrigatoriamente as perguntas deverão ser sobre programa de governo. No segundo e quarto blocos, as perguntas entre candidatos terão temática livre e no último bloco haverá nova questão formulada pelo mediador, além das considerações finais.
Se houver afirmação ofensiva, poderá ser concedido direito de resposta, a critério do mediador.
Dentro do estúdio, será permitida apenas a presença de três assessores por candidato e de jornalistas credenciados. Ao lado do estúdio haverá um auditório com capacidade para cerca de 300 pessoas, em que deverão ficar as principais autoridades convidadas pelos partidos políticos.
O debate deve durar duas horas e meia. Os candidatos José Maria de Almeida (PSTU) e Rui Costa Pimenta (PCO) não participarão.


Texto Anterior: Rastreamento eleitoral: Persiste empate entre Ciro e Serra em levantamento
Próximo Texto: Folclore político/José Paulo Cavalcanti Filho: Maluf e a velhinha do Tirol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.