São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lideranças começaram com ação na Pastoral

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR


Eles têm origens semelhantes, a militância na Pastoral da Juventude e da Terra, da Igreja Católica. Agora, o catarinense Jaime Amorim, 40, e o baiano Valmir Assunção, 35, atuam em Pernambuco e na Bahia, respectivamente.
Um dos mais antigos integrantes do MST, Amorim contabiliza em seu currículo cerca de 600 invasões de terra só em Pernambuco, onde atua desde 92. "Perdi a conta de quantas ações participei, de quantas vezes fui processado e preso", diz Amorim, um trabalhador rural que cursou o magistério e se formou em pedagogia.
Aos 35 anos, ex-coordenador da Pastoral da Juventude, solteiro e com um filho, Valmir Assunção já passou mais de um terço de sua vida organizando invasões e assentamentos na Bahia e no Espírito Santo. Filiado ao PT, Assunção comandou a primeira invasão registrada pelos sem-terra na Bahia. No Estado, a ação do MST é mais concentrada no extremo-sul, onde os sem-terra conseguiram eleger três vereadores e um prefeito (Dilson Batista Santiago, de Itamaraju).
(FÁBIO GUIBU, LUIZ FRANCISCO)


Texto Anterior: Principais líderes possuem histórias opostas
Próximo Texto: FHC concorda com pedido dos sem-terra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.