São Paulo, quinta-feira, 02 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tribunal decidirá se abre arquivos sobre Araguaia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região irá decidir, em sessão pública marcada para segunda-feira, se o governo deve ou não abrir os arquivos da guerrilha do Araguaia.
O processo foi movido em 1982 por parentes dos guerrilheiros mortos. Segundo o TRF, ele era público, mas houve uma ordem judicial de tramitação em segredo de justiça, condicionada à apresentação de um relatório pela União.
O relator do caso, desembargador federal Souza Prudente, determinou a perda do caráter sigiloso do processo e a publicidade da sessão em que ocorrerá o julgamento, já que o relatório não foi entregue.
A guerrilha, organizada pelo PC do B, foi extinta em 1975. No ano passado, a 1ª Vara da Justiça Federal em Brasília determinou a abertura dos arquivos sobre o caso, mas o governo entrou com recurso no TRF.


Texto Anterior: Saiba mais: Comissão foi criada em 1995
Próximo Texto: Chacina em MG: "Peões" reagiram aos sem-terra, diz advogado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.