|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ELEIÇÕES 2004
Campanha petista, que arrecadou R$ 16,5 mi, terminou com déficit
Fornecedores da prefeitura doaram R$ 4 mi a Marta
FREDERICO VASCONCELOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Empreiteiras, fornecedoras de
serviços à Prefeitura de São Paulo,
empresas de construção e do setor imobiliário concentraram as
maiores doações da campanha da
prefeita Marta Suplicy (PT) nas
eleições de 2004. Os principais financiadores da campanha do
candidato José Serra (PSDB) foram bancos e instituições financeiras, seguidos por empreiteiras.
De uma lista de 69 apoiadores
de Marta, fornecida pelo comitê
do PT, pelo menos 25 são empresas prestadoras de serviços da
prefeitura e respondem por doações no total de R$ 4 milhões.
O candidato José Serra arrecadou R$ 3,7 milhões de bancos e
instituições financeiras e R$ 1,9
milhão de empreiteiras e empresas de construção.
Grandes construtoras que têm
contratos com a atual administração colocaram recursos nas duas
candidaturas. A Camargo Corrêa,
por exemplo, maior doadora de
recursos ao comitê tucano (R$
1,016 milhão), foi menos generosa
com a petista (R$ 310 mil). A
OAS/Coesa doou R$ 700 mil aos
tucanos e R$ 500 mil aos petistas.
A Camargo Corrêa tem contratos
com a prefeitura de pelo menos
R$ 33,5 milhões liquidados até o
mês passado, enquanto a OAS
tem contratos de R$ 22,3 milhões.
Das empresas de lixo, a Qualix
Serviços Ambientais (varrição),
com contratos de R$ 2,9 milhões,
contribuiu com R$ 100 mil.
Eis outras empresas contribuintes da campanha de Marta que
mantêm negócios com a prefeitura (entre parênteses, os valores
dos contratos): Construbase (R$
1,8 milhão), Diagonal (R$ 13,1 milhões), Blokos Engenharia (R$ 18
milhões), Delta Construções (R$
11,3 milhões). A Carioca Christiani Nielsen, que ao lado da OAS é
uma das construtoras de CEUs
(Centro Educacional Unificado),
contribuiu com R$ 500 mil.
A maior doadora de Marta é
uma empresa do setor financeiro,
a Sodepa, holding do grupo Safra.
A Sodepa doou R$ 700 mil à candidata do PT, menos do que destinou ao tucano (R$ 900 mil).
No total, a campanha de Marta
arrecadou R$ 16,5 milhões, volume superior aos R$ 14,8 milhões
levantados pelos tucanos. As despesas da campanha do PT, no total de R$ 17,4 milhões, superaram
as receitas (dívida de cerca de R$
900 mil). A campanha de Serra registrou sobra de caixa (R$ 178,01).
Grandes grupos industriais, como Pirelli, Gerdau, Ripasa e Suzano, fizeram doações iguais aos
dois candidatos. O grupo Votorantim destinou R$ 776,9 mil ao
comitê de Serra e R$ 600 mil à
campanha de Marta. A Casa Fasano Eventos, onde o comitê petista
fez jantar para arrecadar contribuições, doou R$ 60,9 para Marta.
Colaboraram CATIA SEABRA e CHICO
DE GOIS, da Reportagem Local
Texto Anterior: Outro lado: Advogados alegam prescrição e falta de novas provas Próximo Texto: Papai noel: Maluf entrevista a si mesmo e diz que "ninguém atira em árvore sem frutos" Índice
|