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ESCÂNDALO DO "MENSALÃO"/O MARQUETEIRO
Agência do publicitário que fez a campanha de Lula teve contrato suspenso pelo Planalto após ele ter dito à CPI que recebeu dinheiro de caixa 2 do PT
Petrobras renova contrato com Duda por 1 ano
LUCIANA BRAFMAN
DA SUCURSAL DO RIO
A Petrobras decidiu renovar os
contratos com as agências de propaganda Duda Mendonça & Associados, Quê e F/Nazca, pelo
prazo máximo de um ano, até que
a licitação para a contratação de
novas agências seja concluída. A
decisão foi informada por nota da
estatal ontem à noite.
Apesar de o fato ter sido divulgado ontem, há algum tempo as
três agências já vêm produzindo
as campanhas da estatal que serão
veiculadas em janeiro, segundo
fontes do mercado publicitário.
A principal polêmica quanto à
renovação tem como foco o contrato com a Duda Mendonça &
Associados. O contrato da agência com o Planalto não foi renovado em agosto em decorrência da
crise política e do envolvimento
de Duda Mendonça em esquema
de caixa dois. O publicitário foi
responsável pela campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva e, após a eleição de 2002, passou a cuidar da imagem do governo e da do presidente Lula.
Com outras duas agências, Duda detinha a conta da extinta Secom (Secretaria de Comunicação
de Governo), hoje Subsecretaria
de Comunicação Institucional.
Depois que o publicitário admitiu, em depoimento à CPI dos
Correios, ter recebido cerca de
R$ 10 milhões em uma offshore
nas Bahamas por campanhas do
PT, o Planalto considerou incompatível que Duda continuasse a
tratar da imagem do governo.
Além disso, há suspeitas de que
Duda já tivesse recebido dinheiro
no exterior em 1998, de campanhas feitas para o ex-prefeito de
Paulo Maluf (PP) e o ex-governador de Minas Gerais Eduardo
Azeredo (PSDB).
Circula no mercado publicitário
que a decisão da Petrobras pela
renovação parcial -os contratos
poderiam ter sido renovados sem
quaisquer ressalvas por até dois
anos- foi tomada para dar uma
satisfação à opinião pública quanto à permanência da agência de
Duda. Ainda que parcial, a renovação se fez necessária porque a
Petrobras não conseguiu abrir a
licitação em outubro, a tempo de
concluí-la para o próximo ano.
A renovação parcial foi decidida
por causa do "longo prazo exigido
por licitações desse gênero", segundo a nota. "Os procedimentos
do processo licitatório para a contratação de agências de publicidade encontram-se em andamento", diz o texto. Os contratos poderão ser encerrados antes do
prazo de um ano.
Contratos
As três agências atendem a Petrobras desde dezembro de 2003 e
os contratos atuais vencem no
próximo dia 4, domingo.
Segundo a assessoria da Petrobras, o assunto não foi discutido
na reunião semanal de diretoria,
que ocorreu anteontem. A estatal
não informou, porém, quando
nem como se deu a decisão.
A Petrobras também não respondeu ao pedido de informações da Folha sobre a renovação
dos contratos, com a divulgação
dos valores que cada empresa receberá. Foram feitos cinco contatos telefônicos, além do envio de
e-mail à assessoria da empresa.
As três agências vencedoras da
licitação de 2003 receberam, cada
uma, 25% do orçamento publicitário da Petrobras, o correspondente a R$ 63 milhões. Os 25%
restantes do orçamento a estatal
usa como quiser durante a validade dos contratos, à medida que
surjam campanhas extras. De
acordo com a empresa, esse valor
excedente foi distribuído igualmente entre as três agências ao
longo dos últimos dois anos.
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