São Paulo, sábado, 03 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

10 capitais vão perder, no total, 38 representantes

DA AGÊNCIA FOLHA

Dez das 26 capitais de Estados brasileiros (excluído o Distrito Federal) perderão 38 cadeiras de vereadores em suas Câmaras Municipais em razão da decisão tomada ontem pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral, segundo levantamento feito pela Agência Folha.
Em contrapartida, outras oito capitais abrirão 31 novas vagas. O Rio de Janeiro é a capital que ganhará mais vagas, pois passará de 42 para 50 vereadores na Câmara. São Paulo continuará com os seus 55 representantes municipais, assim como outras sete capitais -São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Campo Grande (MS).
Vitória (ES), com 302.633 habitantes, contabilizará a maior perda de vereadores, seis -passará de 21 para 15.
Os novos critérios também levarão Recife (PE) a perder cadeiras, cinco no total, assim como Porto Velho (RO) e Florianópolis (SC). A capital pernambucana, com quase 1,5 milhão de habitantes, é a única entre as que têm população superior a 1 milhão que terá diminuída a sua representação na Câmara Municipal.
Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR) perderão quatro vereadores cada; Palmas (TO) terá três a menos; Macapá (AP), Aracaju (SE) e Cuiabá (MT) elegerão dois a menos.

Quem ganha
Depois do Rio de Janeiro, Salvador (BA), com 2,6 milhões de habitantes, é a capital que mais elegerá novos vereadores, que passarão de 35 para 41.
Manaus (AM) e Belo Horizonte (MG) ganharão outros quatro cada uma. Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) ganham três cada uma. Belém (PA) terá dois a mais -de 33 para 35- e Goiânia (GO) ganhará um vereador.
As conclusões foram tiradas a partir do cruzamento de informações sobre o número de habitantes desses municípios, a atual quantidade de vereadores eleitos para cada um deles no ano 2000 e a tabela publicada ontem pelo TSE, que estipula a quantidade de vereadores a partir do princípio da proporcionalidade.
(EDUARDO DE OLIVEIRA)


Texto Anterior: Eleições 2004: TSE reduz número de vereadores em 15%
Próximo Texto: Prefeito de "pioneira" reprova ação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.