São Paulo, terça-feira, 03 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula afirma não "abrir mão" de liderança do Brasil

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

No mesmo dia em que o jornal "Clarín" publicou texto sobre a decisão do governo argentino de "endurecer" relações com o Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em seu programa de rádio "Café com o Presidente", que o país "não abrirá mão" de seu papel de liderança na América do Sul.
"Nós [sul-americanos] somos países ainda com problemas (...) mas vamos resolvendo com muito cuidado e o Brasil não abrirá mão de cumprir seu papel nessa integração."
Apesar de a fala de Lula parecer resposta à atitude do governo argentino, suas observações podem ser consideradas coincidência.
Lula não gravou programa específico para o "Café" desta semana, que reuniu trechos de entrevistas anteriores. Segundo a Radiobrás, a parte em que fala da liderança na América do Sul foi gravada há mais de um mês.
Segundo o "Clarín", a decisão pelo endurecimento teria sido discutida em reunião do ministro das Relações Exteriores Rafael Bielsa, em Washington, no fim de semana. O jornal diz que o presidente Néstor Kirchner está "cansado" da falta de apoio do Brasil. (ANA FLOR)


Texto Anterior: Vizinhos em crise: Chanceler diz que crise com Argentina é apenas "fumaça"
Próximo Texto: Vizinhos em crise: Brasil opta por "boa vizinhança" e evita embate com Argentina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.