UOL

São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apesar do "apelo" de Lula, PT-MG vai negar apoio a Aécio

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O ministro José Dirceu (Casa Civil) ouvirá hoje da bancada do PT em Minas Gerais, na reunião que terão em Brasília, um "não" ao "apelo público" feito há seis dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que os deputados petistas apóiem as reformas do governador Aécio Neves (PSDB).
O líder da bancada do PT, deputado Rogério Correia, disse que a reunião servirá para que Dirceu conheça a "real reforma" de Aécio e mostre-a a Lula.
Dirceu tem agido para convencer as bancadas petistas nos Estados a aprovarem as reformas dos governadores. Aécio está afinado com Lula. Por conta do apoio, tem recebido ajuda do governo, como os R$ 100 milhões de royalties sobre produção de energia elétrica.
Apesar da rejeição ao apelo, a bancada mantém o tom moderado. "Nós vamos explicar ao Dirceu para não parecer só incompreensão política nossa. É preciso que o presidente saiba o que o governo de Minas está fazendo", disse o líder.
O PT rejeita 2 dos 16 pontos da reforma previdenciária e administrativa de Aécio: o que permite contratação temporária, por concurso, de servidores e o que permite demitir funcionários com base na avaliação de desempenho.
Aécio não depende do PT para aprovar as reformas (tem 60 dos 77 votos), mas quer o apoio como contrapartida ao que o PSDB destina às reformas do PT. (PAULO PEIXOTO)


Texto Anterior: Descontente com o governo pode ir para a oposição, diz Dirceu
Próximo Texto: Executiva do PT se reúne no dia 23 para decidir se processará Fontes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.