UOL

São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Executiva do PT se reúne no dia 23 para decidir se processará Fontes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Executiva Nacional do PT marcou reunião para o próximo dia 23 a fim de dar início a um processo na Comissão de Ética do partido contra o deputado federal João Fontes (SE), um dos divulgadores de uma fita de 1987 na qual o hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacava mudanças na Previdência e políticos que hoje são seus aliados.
No mesmo dia, a Executiva analisará se enviará para a comissão representação sobre o mesmo assunto em relação à deputada Luciana Genro (RS) também por conta da fita. A deputada gaúcha já responde a processo na comissão por críticas ao governo. Ela e Fontes foram afastados da bancada do partido pela divulgação da gravação que contrariou Lula e a cúpula petista.
O presidente do partido, José Genoino, disse que o ato foi "inaceitável". Fontes e Luciana argumentam que estão defendendo posições históricas do PT e que, no poder, foi Lula e a cúpula que mudaram.
Na gravação, Lula atacou o então presidente da República, José Sarney -hoje, como presidente do Senado, um dos maiores aliados do governo. A relação da Rede Globo com o poder também foi criticada.
Na parte em que atacou a reforma da Previdência, Lula disse: "Eles querem criar o limite de idade para que a classe trabalhadora morra antes de se aposentar".
Na proposta do governo Lula, a previsão é aumentar para 60 anos para homem e 55 anos para mulher o limite de idade mínima de funcionários públicos para aposentadoria.

Diretório Nacional
Apesar de convocado para os dias 12 e 13 de julho, o Diretório Nacional do partido, instância que analisará os pareceres da Comissão de Ética, não deverá analisar o caso dos parlamentares radicais do PT nessa data.
Oficialmente, aguarda-se a conclusão do trabalho do Conselho de Ética. Há suspeita de que a cúpula quer retardar a punição para tentar minimizar a rebelião na bancada federal. O Diretório Nacional poderá ser convocado extraordinariamente para julgar os radicais.
(KENNEDY ALENCAR)


Texto Anterior: Apesar do "apelo" de Lula, PT-MG vai negar apoio a Aécio
Próximo Texto: Garotinho lança movimento "Acorda Lula" e pretende atrair descontentes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.