São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Juiz multa Kassab por mensagem a subprefeitos

DA REPORTAGEM LOCAL
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) foi multado ontem em R$ 42 mil pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Marco Antônio Martin Vargas, devido ao e-mail que enviou aos subprefeitos de São Paulo na tentativa de influir numa pesquisa Datafolha. Cabe recurso ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), até o meio-dia de hoje.
Conforme a Folha havia revelado no domingo passado, Kassab enviou, no dia 23, mensagem a 26 subprefeitos para pedir que, no dia seguinte, realizassem "ação" a partir de uma identificação "do ponto" onde os entrevistadores do instituto falariam com eleitores.
A conduta de Kassab foi questionada por representação ingressada pelo promotor Eduardo Rheingantz. Ontem, em despacho, o juiz considerou ter havido descumprimento do artigo 73 da Lei Eleitoral (9.320) que trata "das condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais".
O advogado da coligação que apóia Kassab, Ricardo Penteado, disse que vai recorrer da decisão do juiz hoje pela manhã. Segundo ele, na decisão o juiz "não reconheceu o uso da máquina", embora tenha questionado o e-mail. "Não houve uso da máquina", disse Penteado.
O advogado da coligação da candidata Marta Suplicy (PT), Hélio Silveira, também protocolou no cartório eleitoral pedido de investigação criminal sobre o e-mail de Kassab. O juiz remeteu o pedido à Procuradoria Regional Eleitoral, que deverá pedir ou não abertura de inquérito. (RUBENS VALENTE)


























Texto Anterior: Eleições 2008 / São Paulo: Sem programa, Kassab promete continuidade
Próximo Texto: Kassab inaugura campo de futebol inacabado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.