São Paulo, domingo, 03 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assiduidade não é garantia de reeleição

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Dos sete deputados federais com o maior índice de presença em plenário, seis não conseguiram se reeleger, sendo que três deles foram abatidos principalmente por terem o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas.
Um corte que leve em conta os 50 mais assíduos e os 50 mais faltosos, porém, mostra que os presentes tiveram mais sucesso nas urnas (27 reeleitos) do que os ausentes (apenas 18). "Nosso trabalho na Câmara, principalmente com temas relevantes como a reforma da Previdência, sindical e trabalhista, quando rema contra a corrente não tem repercussão na sociedade", diz Sérgio Miranda (PDT-MG), que não foi reeleito apesar de 100% de presença nas votações, nos últimos quatro anos. "Valeu a pena porque estou em paz com minha consciência."
Além dele, outros quatro deputados tiveram índice de 100% de presença: Lincoln Portela (PR-MG), o único reeleito, Paulo Afonso (PMDB-SC), Ildeu Araújo (PP-SP) -envolvido no caso dos sanguessugas- e Mário Assad Júnior (PSDB-MG).
"Acho que valeu a pena porque aprendi e, mais que isso, cumpri meu dever", disse Wagner Lago (PDT-MA), que teve 100% de freqüência nos dois primeiros anos de legislatura. Ao final, compareceu a 88% das sessões, mas também não foi reeleito.
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) foi a 98% das sessões e se reelegeu. "A assiduidade é um dever elementar do deputado. Em geral, a atenção às sessões é de uma minoria. Não comparecer nem às sessões de terça e quarta é um desrespeito com o eleitor, uma trapaça", diz.
Inocêncio Oliveira (PR-PE), presente a 98% das sessões e reeleito, diz que é perfeitamente compatível a presença nas sessões e o trabalho nas comissões e bases eleitorais. "Não vejo como o parlamentar possa dissociar o seu trabalho do plenário. Aqui é onde você toma conhecimento do que está acontecendo no país e onde vê as leis que estão sendo votadas e que podem ter relacionamento com aquilo que é melhor para a sua região e para os compromissos assumidos em praça pública." (RB)


Texto Anterior: "Missão oficial" coincide com festa junina
Próximo Texto: Saiba mais: Falta com desconto em folha cai 60%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.