São Paulo, segunda, 4 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema existe desde 1946

da Sucursal de Brasília

O sistema "S" engloba os serviços de aprendizagem e de assistência social patrocinados com arrecadação sobre a folha de pagamento das empresas. Os recursos são usados no atendimento de empregados da indústria, do comércio, da agricultura e dos transportes.
Nesses setores, há o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria), o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio), o Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem dos Transportes), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o Sesi (Serviço Social da Indústria) e o Sesc (Serviço Social do Comércio).
São nesses dois últimos que se concentram a maior parte das irregularidades constatadas pelo TCU. Ambos foram criados por decreto-lei em 1946, período de influência do getulismo, que se caracterizava por intervenção do Estado na vida sindical e empresarial.
Mais recentemente, se incorporou ao sistema "S" o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa). O sistema "S" arrecada 1,5% sobre o valor da folha de pagamento das empresas, o que onera os encargos trabalhistas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.