São Paulo, sexta-feira, 04 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desnutrição mata 6ª criança em Dourados

DA AGÊNCIA FOLHA, EM JAPORÃ (MS)

O índio caiuá Janison Valdez Duarte, que tinha três meses de vida, foi a sexta criança a morrer por causa da desnutrição, segundo a Funasa, em Dourados, em Mato Grosso do Sul.
A criança morreu na madrugada de ontem. A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) afirmou que as causas da morte foram parada cardíaca, infecção generalizada, inflamação no intestino e, em segundo plano, a desnutrição.
Ainda conforme a fundação, a criança já havia sido internada três vezes no hospital de Dourados. Anteontem à noite o coordenador de gabinete de Saúde Indígena da Funasa, Antônio Fernandes Costa, disse que os médicos já tinham perdido a esperança de salvar o menino e que a morte dele era dada como certa.
O órgão também confirmou ontem que outras duas mortes de crianças por desnutrição ocorreram neste ano em Japorã, também em Mato Grosso do Sul, mas não deu mais detalhes.
Desde o dia 11 janeiro, sete crianças índias morreram em Dourados. Mas uma das mortes -a de Robson Garcia Fernandes, de dois anos e quatro meses- não foi motivada pela desnutrição, de acordo com a Funasa. O capitão (líder máximo) da aldeia Bororó, Luciano Arévolo, afirmou, no entanto, que o menino estava desnutrido.

Reforço
Após a morte da quinta criança, no dia 24 de fevereiro, a fundação reforçou o atendimento médico nas aldeias de Dourados, onde vivem 11 mil índios.
Após o trabalho de reforço, foram localizadas nas duas aldeias do município 24 crianças de até cinco anos desnutridas (8 delas em estado grave) e 87 abaixo do peso normal para a idade, ou seja, em risco nutricional. No total, os médicos examinaram 457 crianças indígenas.
Segundo Costa, a Funasa passará a fazer uma operação especial no município de Amambaí (MS), onde o índice de desnutrição atinge 19% das crianças. Aldeias mais ao sul do Estado estão em situação ainda mais precária, como a de Japorã. (HUDSON CORRÊA)


Texto Anterior: Questão indígena: Mutirão tenta salvar 198 crianças índias desnutridas
Próximo Texto: Toda mídia - Nelson de Sá: Condi e José Dirceu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.