São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-petistas lançam senadora ao Planalto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Expulsos em dezembro do ano passado do PT, a senadora Heloísa Helena e os deputados João Fontes (SE), Luciana Genro (RS) e Babá (PA) lançaram o que chamam de "processo de massificação" de um novo partido político. Heloísa Helena foi anunciada ontem como a pré-candidata da sigla à Presidência em 2006.
A direção do PT expulsou os quatro em 14 de dezembro de 2003. Eles foram acusados de desobedecer orientações partidárias e de fazer críticas ao governo Lula.
O partido ainda não tem nome. Os prováveis são PS (Partido Socialista) ou PSOL (Partido do Socialismo e da Liberdade). Isso será definido no encontro nacional, no dias 5 e 6 de junho. No dia 7, o partido fará o registro provisório no Tribunal Superior Eleitoral. Terá de recolher pelo menos 438 mil assinaturas até setembro de 2005 para disputar as eleições de 2006. Para coletar as assinaturas, os "radicais" prometem um mutirão, o que chamam de "boca-de-urna autorizada", em outubro, no dia das eleições municipais.
Ontem, anunciaram que uma suposta fusão com o PSTU já foi descartada. "A falência do PT não pode significar a dispersão da esquerda", disse Luciana Genro.


Texto Anterior: A aliados, Lula proporá pacto eleitoral
Próximo Texto: Janio de Freitas: Paiol aberto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.