São Paulo, terça-feira, 04 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES

Juntos, Kandir e Mercadante criticam EUA

MARCIO AITH
DE WASHINGTON

Os deputados Aloizio Mercadante (PT-SP) e Antonio Kandir (PSDB-SP) fizeram ontem críticas contundentes ao protecionismo norte-americano durante conversa com a autoridade máxima dos EUA responsável pelas relações da Casa Branca com o Brasil. Juntos, eles foram recebidos por Kurt Struble, subsecretário-assistente para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado.
Struble é a principal bússola da Casa Branca nas relações entre os dois países e, atualmente, coordena o monitoramento das eleições presidenciais brasileiras.
Kandir é um dos colaboradores do plano de governo do pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra. Mercadante é um dos coordenadores do plano de governo do pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
Os deputados estão em Washington para participar, hoje, de debate sobre planos econômicos dos candidatos na Câmara de Comércio Brasil-EUA. Aproveitaram a oportunidade para conversar com Struble. "Concordamos com o encontro porque seria uma boa oportunidade para colher informações sobre o que está ocorrendo na política brasileira", disse à Folha Charles Barkley, porta-voz do Departamento de Estado.
Outro funcionário do governo dos EUA e os próprios deputados contaram que a conversa foi monopolizada pelas críticas dos deputados às recentes decisões protecionistas dos EUA - como a aprovação da nova lei agrícola e as barreiras às importações de aço.
Segundo o funcionário norte-americano, os deputados mostraram visões convergentes e disseram haver uma agenda comum entre os principais candidatos à Presidência. Mercadante teria sido mais enfático em salientar o que vê como contradição entre o discurso liberalizante dos EUA e a prática protecionista da administração de George W. Bush.



Texto Anterior: No Ar - Nelson de Sá: Todo mundo
Próximo Texto: Orçamento: ONG que recebeu R$ 450 mil será investigada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.