UOL

São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senador propõe fim do cargo de vice-presidente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) começou ontem a colher assinaturas para uma proposta de emenda constitucional extinguindo a figura do vice-presidente da República, a partir do próximo mandato.
Para Péres, o cargo é "inútil", "desnecessário" e, em certas circunstâncias, "prejudicial" -como ocorre agora, segundo ele, no caso do vice-presidente José Alencar, que tem cobrado do governo a redução das taxas de juros, contrariando as decisões da área econômica.
"Não vamos discutir o mérito do que ele fala. Mas, ao falar contra o governo, ele criou constrangimentos", disse. Para ele, há um dilema no cargo: "Se não fala, não serve para nada. E, se fala demais, atrapalha".
O senador diz achar que o vice-presidente não tem legitimidade para substituir o titular, já que, a rigor, não recebe votos diretamente.
Na hipótese de licença do titular por motivos de saúde, o senador diz que ele pode ser substituído pelo presidente da Câmara dos Deputados ou do Senado. Em caso de vacância, Péres defende que sejam realizadas novas eleições.


Texto Anterior: Vice-problema: Atitudes de Alencar criam "instabilidade", diz Sarney
Próximo Texto: Alencar passa o dia no gabinete e evita comentários sobre juros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.