São Paulo, quinta-feira, 04 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente ironiza tamanho da oposição no país

EDUARDO SCOLESE
DO ENVIADO ESPECIAL A SÃO JOSÉ

Em entrevista ontem em São José, na Costa Rica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o tamanho da oposição que torce contra o seu governo.
"Certamente no Brasil tem hoje menos gente torcendo para o governo não dar certo. Hoje tem pouca gente. Bem pequenininho o número de torcedores contra", disse o presidente ao lado de seu colega costarriquenho, Oscar Arias.
Lula citou a oposição ao responder a uma pergunta da ministra da Comunicação da Costa Rica, Mayi Antillón, sobre a diferença entre os seus dois mandatos. Durante o seu primeiro governo (2003-2006), o petista reclamava frequentemente de seus opositores.
A frase sobre o "pequenininho" número de pessoas que torcem contra sua administração é uma referência às últimas pesquisas de opinião. Segundo levantamento do Datafolha realizado no final do mês passado, 69% dos entrevistados classificam seu governo como ótimo ou bom, contra apenas 6% que o julgam ruim ou péssimo.
Na entrevista, Lula disse que o Brasil conseguiu se recuperar em meio a uma crise financeira mundial: "Não tiramos um centavo de política social, as taxas de juros estão caindo, a inflação está caindo. Está tudo do jeito que Deus gosta", afirmou.
Ao falar das obras de infraestrutura, ele voltou a reclamar dos órgãos de fiscalização -Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União. "Você tem os executores geralmente mal remunerados e os fiscalizadores geralmente bem remunerados... Eles [os técnicos] preferem fazer concurso para fiscalizar do que para executar".
Como exemplo de sua crítica aos embargos, citou a paralisação por sete meses de obras numa rodovia federal na região Sul por terem sido encontrados sapos em meio à abertura de um túnel. "Era só tirar ele [sapo] e deixar passar o túnel."

Improvisação
Na cerimônia oficial de chegada à Costa Rica, ontem, em São José, o presidente Lula teve de ouvir o Hino Nacional brasileiro ao lado de uma bandeira do país confeccionada em apenas um dos lados.


A convite do Planalto, os jornalistas EDUARDO SCOLESE e JORGE ARAÚJO foram da Cidade da Guatemala a São José em um avião da FAB


Texto Anterior: Ministro recebe nova crítica e carta de apoio
Próximo Texto: Lula quer entregar PT ao presidente da BR
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.