São Paulo, quinta-feira, 04 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Ações no Brasil fazem crescer o lucro de empresa

DA REDAÇÃO

A Portugal Telecom, uma das grandes empresas mundiais do setor de telefonia, mais do que dobrou seus lucros no ano passado. O resultado bateu os 500 milhões (cerca de R$ 1,75 bilhão), contra 240 milhões de 2003.
No Brasil, desde 2002, a Portugal Telecom partilha com a Telefónica de España o controle da empresa de telefonia móvel Vivo, cada uma com 50% das ações. As duas têm cerca de 13 milhões de clientes, em oito Estados do país. Controlam juntas as empresas Telesp Celular (SP), Global Telecom (SC e PR), Tele Sudeste Celular (RJ e ES), CRT Celular (RS) e Tele Leste Celular (BA e SE).
A Portugal Telecom tem cerca de 35 milhões de clientes em nove países. O peso do negócio internacional nos resultados da empresa representa cerca de 70% do número de clientes.
Em janeiro deste ano, a empresa tornou-se sócia minoritária do grupo Folha-UOL S.A. -o segundo conglomerado de mídia do Brasil-, com 21% das ações, sem poder de interferência editorial.

Ex-estatal
A Portugal Telecom era na origem uma empresa estatal. O governo português planejou o seu crescimento abrindo gradativamente seu capital; lançou ações em Nova York, preparando-se para sua inserção internacional.
Com o mercado europeu dominado pelas grandes companhias nacionais, a oportunidade surgiu com a privatização da Telebras, em 1998, e a compra da Telesp Celular, no Brasil. A empresa portuguesa tornou-se a maior operadora de celular da América Latina.


Texto Anterior: Leia a íntegra da nota emitida pela Portugal Telecom
Próximo Texto: Presidência nega ter confiado uma missão a Valério
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.