São Paulo, quinta-feira, 04 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MENSALÔNICAS

CASSAÇÃO

Conselho de Ética vai decidir se pede abertura de processo contra deputados
O Conselho de Ética da Câmara vai tentar aprovar hoje em reunião administrativa do órgão requerimento ao presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP-PE), para que ele determine a abertura de processo de cassação contra nove deputados federais que foram beneficiados por saques das contas do publicitário Marcos Valério, o suposto "operador" do "mensalão".
Embora figurem como destinatários do dinheiro, segundo documentos da CPI dos Correios, os nove deputados -5 do PT, 2 do PP, 1 do PL e 1 do PMDB- não corriam o risco imediato de cassação já que não havia manifestações de abertura imediata de processos de cassação contra eles.
O conselho não pode abrir processo por conta própria, precisa ser provocado ou por algum partido político ou pela Mesa da Câmara. O objetivo do requerimento é forçar Severino a agir contra parlamentares que, na avaliação deles, já estariam vinculados ao dinheiro vivo que escorria das contas de Valério.
"Arquivar eu não irei arquivar. Não posso é torpedear. Não posso desmoralizar a CPI dos Correios", afirmou ontem Severino, que defende a abertura dos processos apenas quando a CPI dos Correios aponte quais parlamentares estiveram envolvidos com o suposto esquema.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/A lista de Valério: Dirceu sabia de empréstimos, diz Valério
Próximo Texto: O publicitário: Procurador-geral estuda pedir ao STF bloqueio dos bens de Marcos Valério
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.