São Paulo, domingo, 04 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISÃO DA CRISE

Niemeyer se diz decepcionado e pede mudança

DA SUCURSAL DO RIO

O arquiteto Oscar Niemeyer, 97, disse ontem que está decepcionado com o governo e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria se aproximar das esquerdas.
"É horrível o que está acontecendo. Estou decepcionado. Acho que o Lula tinha que se aproximar das esquerdas e fazer o que prometeu", afirmou Niemeyer, durante visita ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói (RJ).
Comunista histórico, Niemeyer não perdeu a oportunidade de criticar, de uma só vez, Lula, o presidente dos EUA, George W. Bush, e o regime capitalista.
"O problema do Lula é que ele quer melhorar o capitalismo. Mas para nós o capitalismo é Bush, é dinheiro, é discriminação social", declarou.
Niemeyer, que chegou num automóvel Mercedes-Benz branco acompanhado da filha Ana Maria, esteve em Niterói por ocasião dos 9 anos da inauguração do MAC, museu em forma de nave espacial projetado pelo arquiteto. Fumando um cigarro, posou para fotos com crianças que visitavam o museu, deu autógrafos e recebeu beijos e aplausos dos fãs.
Durante o evento, foi aberta a nova reserva técnica do museu, após reformas que duraram três meses e custaram R$ 250 mil. Estiveram presentes o prefeito de Niterói, Godofredo Pinto (PT), o diretor do museu, Guilherme Vergara, e o artista plástico João Sattamini.
Na solenidade, Niemeyer recebeu uma amostra do material que será usado na reforma da rampa do MAC, uma argamassa já pronta com pigmento vermelho, mais resistente ao desgaste.

Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/ ministro na mira: Documentos de imóveis de Palocci serão analisados
Próximo Texto: Alckmin diz para PSDB ter humildade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.