São Paulo, sábado, 04 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parque contra enchente vira opção de lazer

DA REPORTAGEM LOCAL

Confrontados com as baixas notas que os paulistanos dão às opções de lazer, especialmente nos extremos da cidade, os candidatos responderam com projetos em escolas e CEUs e, principalmente, novos parques.
Além de parques tradicionais, Marta Suplicy (PT), Gilberto Kassab (DEM) e Geraldo Alckmin (PSDB) prometem fazer os chamados parques lineares, com grama e árvores ao longo do leito de córregos ou rios. Bem diferentes, por exemplo, do parque do Carmo, muito elogiado por moradores do extremo leste de São Paulo.
"A grande função do parque linear é amortecer enchentes. Ele é longitudinal e é boa opção de lazer. Mas exige manutenção porque é feito para encher na época de chuva, período em que fica mais difícil usar como lazer", diz Mônica Porto, da Escola Politécnica da USP.
Marta fala ainda em cinco "parques de recuperação ambiental", em aterros na periferia, como São Mateus. "Parque em aterro é viável, mas é preciso cuidado com o destino dos gases gerados no lixo. O desafio [para os parques tradicionais] é a falta de espaço. Como reverter a ocupação desenfreada do passado?", questiona Porto.
Segundo o Datafolha, as notas mais baixas para o lazer estão no extremo sul (3,1), no extremo leste (3,3) e no noroeste (3,2) -regiões que mais concentram jovens -27,2%, 26,8% e 24,5%, respectivamente.
Além da falta de lazer, a infra-estrutura nessas áreas é precária -uma combinação que, segundo a especialista em políticas públicas Isaura Botelho, contribui para situações de violência. "Há uma mancha em torno da cidade onde estão os jovens, exatamente onde há menos equipamentos culturais e toda sorte de carência."
Segundo ela, se a ocupação na periferia ocorre antes que haja infra-estrutura, a oferta de lazer é mais tardia, o que compromete a formação do morador. "Cultura é o que capacita o cidadão a fazer escolhas de vida. Se você tem um leque amplo, isso lhe permite localizar demandas e enxergar perspectivas de forma diferenciada."


Texto Anterior: Violência/lazer: Combate à violência ignora problema específico de cada bairro
Próximo Texto: Avaliação: Posição política influencia nota de candidatos para a cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.