São Paulo, domingo, 04 de novembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE painel@uol.com.br

Batalha do enxofre

José Serra resolveu partir para uma campanha pública contra a posição da Petrobras de não reduzir o enxofre no diesel até 2009, em desrespeito ao que determina resolução de 2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. "A lei não manda nada demais", afirma o governador paulista. "Com 50 partes por milhão de enxofre ainda teremos um diesel cinco vezes mais poluente que o da Europa. A Petrobras deve cumprir essa meta. Investir contra a poluição em vez de gastar seus imensos recursos com compras de empresas privadas a preços extravagantes".
A declaração vem se somar à decisão, tomada por SP e MG, de ir à Justiça contra a empresa, além de recorrer ao Conar para acusá-la de praticar propaganda enganosa ao se dizer "ambientalmente responsável".

Pilha. Perto de chegar lá em seu namoro com os tucanos, o governo busca dar "dimensão histórica" à esperada decisão do partido de ajudar a aprovar a prorrogação da CPMF. Um líder da base compara o gesto ao lançamento da "Carta ao Povo Brasileiro" pelo PT na campanha eleitoral de 2002. "O PSDB vai crescer institucionalmente", afirma o aliado.

É coisa dele 1. Lideranças da indústria têm procurado representantes do governo na tentativa de se dissociar dos arroubos do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, na cruzada contra o imposto do cheque.

É coisa dele 2. Diante dos sinais de "desgaste da relação" com o governo, esses empresários se apressam em explicar que a veemência de Skaf faz parte de seu projeto para concorrer ao governo de São Paulo em 2010.

Intocável. Que CPI, que nada. "Com essa história de Copa no Brasil", observa um petista que conhece a vida, "o Ricardo Teixeira arranjou um habeas corpus até 2014".

All-star. Os dois times brasileiros que disputaram o Sul-Americano de Basquete, com encerramento hoje em Brasília, estão na órbita de políticos com base mineira. O Pitágoras/Minas é patrocinado pela rede de escolas do ministro Walfrido Mares Guia (Relações Institucionais). O Universo/Brasília pertence à universidade do senador peemedebista Wellington Salgado.

C.q.d. Tarso Genro viu em "Tropa de Elite" justificativa para criar as bolsas voltadas a jovens em situação de risco de violência. "Nosso objetivo é o rapaz que o capitão Nascimento coloca no saco. Ele não tem de ser espancado, e sim trazido para política pública", diz o ministro da Justiça. As bolsas foram derrubadas para facilitar a tramitação da CPMF, mas o governo enviou ao Congresso novo projeto.

À espreita 1. Adversários de Ricardo Berzoini na disputa pelo comando do PT aguardam ansiosos a chegada dos dados do sigilo bancário da Bancoop ao Ministério Público de São Paulo. Tão logo os recebam, os promotores deverão acionar a cooperativa dos bancários, comandada por João Vaccari, muito próximo do candidato à reeleição.

À espreita 2. Berzoini é fundador da Bancoop, acusada de gestão fraudulenta de recursos de 3.000 mutuários e de bancar campanhas petistas via caixa-dois. Para minar o favoritismo do presidente do PT, adversários esperam que a casa caia antes de 2 de dezembro, data da eleição.

Oásis. Num raro entendimento, o ex-Campo Majoritário do PT e o grupo rival Mensagem ao Partido estarão juntos na prévia pela candidatura à Prefeitura de Curitiba. Ambos apoiarão Gleisi Hoffman, mulher do ministro Paulo Bernardo (Planejamento).

Que tal? O grupo que apóia a pré-candidatura de Miguel Rossetto em Porto Alegre tenta costurar acordo com o Movimento PT, que lançou Maria do Rosário, para evitar a prévia. Pela proposta, a deputada seria vice. Por ora, ela não dá sinal de que vá topar.

Tiroteio

Fui oposição muito tempo. Agora sou governo e gosto muito. Não pretendo mais deixar de ser. Desejo longa vida à oposição... na oposição.


Do deputado federal FERNANDO FERRO (PT-PE), autor do pedido para desarquivar a emenda que permite a disputa ilimitada de mandatos executivos, em audiência sobre a TV pública.

Contraponto

Alto lá

Conversavam quarta-feira à noite na tribuna do Morumbi o ministro Orlando Silva (Esporte) e o secretário estadual Bruno Caetano (Comunicação).
-Sou formado em sociologia pela USP-, disse Caetano.
-Eu também!-, respondeu Silva com animação.
-Da turma de 1997-, acrescentou o tucano.
-Eu também!-, espantou-se o ministro do PC do B.
-E minha mulher se formou em artes, também na USP.
-A minha também!
Nessa hora, diretores do São Paulo distribuíam faixas do pentacampeão. Tricolor doente, Caetano logo colocou a sua. Já Silva, que é baiano, recusou a oferta:
-As coincidências param por aqui. Eu sou Vitória!


Próximo Texto: Invasores de terra diminuem com avanço do Bolsa Família
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.