São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Procurador-geral da União pede demissão

Jefferson Guedes deixa cargo após divulgação de denúncia na qual é acusado de formação de quadrilha

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O procurador-geral da União, Jefferson Carús Guedes, pediu exoneração do cargo na tarde de ontem, após divulgação de denúncia do Ministério Público Federal contra ele por suposto crime de formação de quadrilha.
Ainda ontem, o advogado Fernando Luiz Albuquerque Faria foi convocado interinamente para assumir o posto. De acordo com nota da AGU (Advocacia Geral da União), Guedes se afastou do cargo para "evitar que se cause qualquer desgaste" à instituição. Ele não quis falar sobre o assunto, apenas disse que sua posição estava na nota divulgada pela AGU.
A nota afirma que o advogado-geral da União, ministro José Antonio Dias Toffoli, "reafirmou sua confiança em Guedes agradeceu ao dirigente pelos serviços prestados à Procuradoria e destacou a grandeza de abrir mão do cargo para proteger a instituição.
A denúncia contra ele foi publicada ontem pelo jornal "O Estado de S. Paulo". A reportagem afirma que Guedes foi denunciado pela Procuradoria da República com base em informações obtidas na Operação Perseu, da Polícia Federal, que investigou auditores fiscais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e empresários acusados de envolvimento com suposta fraude na Previdência.
De acordo com a denúncia, o grupo pode ter desviado cerca de R$ 100 milhões. Guedes teria repassado informações estratégicas para o grupo quando atuava como advogado da União junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Jefferson Guedes continuará exercendo o cargo de advogado da União. O seu substituto atuou na subchefia de assuntos jurídicos da Casa Civil de 2001 até julho deste ano, quando assumiu o cargo de adjunto do ministro Toffoli.


Texto Anterior: Apesar de crise, congressistas aumentam valor de emendas
Próximo Texto: Caso Frangonorte: Supremo extingue ação contra Jucá por prescrição da pena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.