São Paulo, segunda-feira, 04 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa ameaça desistir em caso de irregularidade

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

A Copel ameaça desistir de participar do projeto Usimar. A estatal, que havia manifestado interesse em participar do projeto, enviou carta à Sudam solicitando esclarecimentos e pode desistir do investimento que faria.
"Se ficar provado que há irregularidades, simplesmente desistimos deste projeto", disse, em entrevista à Agência Folha, Ricardo Portugal Alves, gerente da área de Relação com o Mercado da Copel. "Ficaremos aguardando a resposta deles."
Declaração datada de 31 de outubro, lavrada em cartório e assinada por dois executivos da Copel, diz que a estatal tem "intenção de participar desse projeto". O documento informa ainda que a Copel recolheu este ano, em favor do Finam (Fundo de Investimentos da Amazônia), R$ 13,798 milhões.
De acordo com Alves, o valor é referente a investimentos -com recursos de incentivos fiscais, segundo ele- que a Copel fez ao longo do ano em outros três projetos da Sudam: Usina Hidrelétrica Eduardo Magalhães, no rio Tocantins, Projeto Agropecuário Nova Holanda (PA) e Programa Tenusa (MT), ligado à indústria alimentícia.
Segundo ele, o valor destinado ao Finam, citado na declaração, é um procedimento padrão para demonstrar que "a companhia vai se candidatar a investir em projetos para o ano seguinte". Alves afirmou que a Copel pretendia investir na Usimar em 2001, mas que o montante não estava definido.
Alves afirmou que, em agosto, a estatal recebeu da Usimar -que tem sede em São Luís (MA), mas é controlada pela família Hubner, do Paraná- proposta de participação no projeto. A empresa teria repassado à estatal, no mês seguinte, um documento da Sudam informando que o projeto tinha situação "regular".
Alves disse que, por determinação do departamento jurídico da Copel, não poderia fornecer cópia do documento que a Sudam teria enviado à Usimar.


Texto Anterior: Sudam: Estatal estuda comprar ações da Usimar
Próximo Texto: Rumo a 2002: PT oficializa pré-candidatura de Suplicy
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.