São Paulo, sexta, 4 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil viola direitos humanos, diz ONG

MARIANA SGARIONI
de Paris

O Brasil está entre os 38 países do mundo que violam o trabalho dos defensores dos direitos humanos, segundo informa o relatório "Observatório", publicado ontem, em Paris, pela FIDH (Federação Internacional das Ligas de Direitos do Homem) e pela OMCT (Organização Mundial Contra a Tortura).
O informe agrupa casos coletados de julho de 97 a outubro de 98 de pessoas que foram presas arbitrariamente, ameaçadas, torturadas ou mortas por defenderem os direitos humanos. São 200 casos de violações, considerados pelas ONGs (organizações não-governamentais) como urgentes.
Entre as cinco denúncias apresentadas do Brasil, está o caso do engenheiro holandês Winfridus Overbeck, que teria sido preso e ameaçado por assessorar programas indígenas em Aracruz (ES).
"O posicionamento do Brasil nas violações dos defensores dos direitos humanos não chega a ser dramático como na Colômbia e no México, mas é preocupante. As repressões são constantes e falta vontade das autoridades de manter esse tipo de engajamento", disse Antoine Bernard, presidente da FIDH, a maior ONG ligada aos direitos humanos da França.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.