São Paulo, sexta, 4 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA

MST promove saque em Pernambuco

da Agência Folha, em Recife

Cerca de 200 trabalhadores rurais sem terra ligados ao MST saquearam ontem em Aliança, Zona da Mata norte de Pernambuco, dois caminhões carregados com 11.725 quilos de alimentos.
O saque é o 50º promovido pelo movimento este ano no Estado e ocorreu na BR-408, no trevo de acesso ao município de Vicência. A PM foi acionada, mas não chegou a tempo de evitar a ação.
Os caminhões foram interceptados em um "pedágio" feito por lavradores no trevo. Aproveitando a baixa velocidade dos veículos no local, eles estenderam uma corda e invadiram a pista.
Com saquinhos na mão, os agricultores pediram "ajuda" aos motoristas e conseguiram arrecadar R$ 86. O dinheiro foi utilizado para a compra de fubá de milho.
Os dois caminhões que estavam na fila foram desviados para o acampamento montado pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no engenho Baixa Verde, onde foram descarregados e depois liberados.
Segundo a polícia, os sem-terra retiraram dez toneladas de margarina, maionese, proteína de soja e óleo e 1.725 quilos de carne de charque que estavam divididos em 115 fardos. O prejuízo foi calculado em cerca de R$ 38 mil.
Os alimentos saqueados, informou o MST, serão distribuídos entre as 1.560 famílias que moram nos 12 acampamentos montados pelo movimento na Zona da Mata norte do Estado.
Para o principal líder do movimento em Pernambuco, Jaime Amorim, o saque foi "normal". "Estava faltando comida para o pessoal e a única alternativa era fazer o que fizeram", disse.
Segundo Amorim, a chuva que atinge algumas regiões de Pernambuco não significa o fim da fome para os sem-terra. "Quem conseguir plantar hoje só vai colher em abril ou maio", declarou.
Essa ação foi a terceira do MST esta semana no Estado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.