São Paulo, domingo, 05 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente perde 12 kg e brinca com ministros que tentam emagrecer

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um dos segredos mais bem-guardados da República foi revelado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana durante reunião com ministros: o seu peso. Com 60 anos e extra-oficiais 1,70 m de altura, ele está pesando 84 kg depois de ter perdido 12 kg nos últimos quatro meses.
Além de bem-humorado por ter recuperado cacife eleitoral nas pesquisas, Lula está feliz com a nova silhueta. Freqüentemente conta vantagem em relação aos auxiliares. Nesta semana, por exemplo, ele ficou de pé ao lado do ministro Antonio Palocci (Fazenda) e esticou a calça na altura da cintura. Mostrou a folga de quatro dedos e disse: "Palocci, você precisa emagrecer como eu, que estou com corpinho de toureiro espanhol". Rindo, Palocci respondeu: "Não humilha". A referência a toureiro se deve à vestimenta justa dos toureadores.
Lula tem feito brincadeiras semelhantes com outros ministros, como Paulo Bernardo (Planejamento) e Jaques Wagner (Relações Institucionais). Ambos estão tentando perder peso.
Em setembro do ano passado, Lula recebeu recomendação médica para emagrecer quando chegou a pesar 96 kg. Um exagero para sua altura -um outro segredo a ser desvendado. Lula diz que mede 1,70 m, mas auxiliares suspeitam que seja um pouco menor.
Depois da recomendação médica, o presidente adotou uma versão moderada da dieta das proteínas, criada pelo médico norte-americano Robert Atkins e muito polêmica no meio científico.
De acordo com alguns especialistas, a dieta do dr. Atkins pode sobrecarregar o coração e o fígado, além de causar o chamado "efeito sanfona" (engorda e emagrece). Daí Lula, que já sofreu com o "efeito sanfona" ao fazer dieta semelhante no começo do governo, ter adotado uma versão mais light, que permite carboidratos e tubérculos em pequenas quantidades. (KA)


Texto Anterior: Eleições 2006/Campanha: Lula cogita Palocci para chefiar campanha
Próximo Texto: Eleições 2006/Cenários: Crise terá impacto menor, dizem analistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.