São Paulo, segunda-feira, 05 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Ganhar, ganhar e perder

nytimes.com/ Reprodução
A cada texto sobre Brasil no "NYT", fotografias do brasileiro Lalo de Almeida, como esta, de canavial


Deu no "New York Times", "Le Monde" etc. O final de semana foi de viagem de George W. Bush e álcool. No título de Larry Rohter e sucursal de Washington, "EUA e Brasil buscam promover etanol no Ocidente". E trechos como "o acordo pode levar a crescimento substancial da indústria no Brasil, com tecnologia e equipamento lá desenvolvidos sendo exportados para outros países". Antônio Simões, do Itamaraty, ao "NYT" e outros, avaliou que o acordo "é um ponto de convergência na relação, mais densa e intensa que qualquer coisa nos últimos 30 anos". Ela é "win-win", "Brasil vai ganhar, EUA vão ganhar". Venezuela, não.

"BOA IDÉIA"
Richard Lapper, editor no "Financial Times", saudou a "boa idéia" do acordo Brasil/ EUA por reduzir dependência americana de petróleo, "criar empregos e aliviar a pobreza" -e ser "indústria verde". Só lamentou ser programa de investimento tão "modesto".

E "BOA SORTE"
Andrés Oppenheimer, do "Miami Herald", defende que os EUA "reduzam subsídios" e selem o acordo que "ajudará o Brasil a recuperar estatura e conter a Venezuela". Encerra desejando "boa sorte" a Bush e anunciando um blog sobre a viagem.

VALE-TUDO

Globo/Reprodução


"Jornal Nacional" e "Jornal da Record" brigam manchete a manchete pela "estudante baleada", até com "a primeira entrevista", sábado no "JR".
O "Domingão do Faustão", após edições de campanha pela redução da maioridade, ontem apelou à pornografia "soft" com alguém de "Big Brother" (cena acima). E no "Fantástico" a guerra de audiência tornou atração a atriz Suzana Vieira, falando de seu casamento e da nova novela.

WEB 2.0, 3.0, 4.0
Na conferência de Web 2.0, dias atrás em SP, sobraram evidências de que a internet interativa, como também é chamada, é prioridade de grandes investidores -e vai muito além dos "start-ups" locais Rec6 e eucurti ou dos pioneiros Camiseteria.com e Tipos, este um portal de blogs.
Registre-se, por outro lado, que segundo o blog do evento o "buzz" já fala de Web 3.0 ou semântica e até de Web 4.0.

TORCIDA 2.0
No final da semana, jornais deram a condenação do líder da torcida Independente, do São Paulo, a 14 anos de prisão por matar um palmeirense.
Reproduzida em diversos sites interativos tipo Estação Tricolor e SP Net, a notícia estimulou torcedores com pseudônimo a defender o condenado e prometer mais, inclusive contra aqueles que, nos mesmos "comentários", os chamavam de terroristas.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Comércio deverá ser assunto de Lula nos EUA
Próximo Texto: Entrevista da 2ª- Achim Steiner: Brasil é pouco pró-ativo, afirma chefe do Pnuma
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.