São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOMBRA NO PLANALTO

Após caso Waldomiro e MP de Lula, Estado havia vetado "bingo eventual", chamado agora de jogo de prognóstico

Governo do PT libera "jogo proibido" em MS

HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O governo de Mato Grosso do Sul autorizou no mês passado o funcionamento de um jogo que havia proibido em fevereiro, após o surgimento do caso Waldomiro e a conseqüente decisão da gestão Lula de impedir que bingos e caça-níqueis funcionem no país.
O jogo, que era classificado de "bingo eventual", voltou a poder funcionar com a denominação de "jogo de prognóstico com sorteio pela TV", de acordo com portaria baixada no dia 14 passado pela Lotesul (Loteria Estadual de Mato Grosso do Sul) que regulamentou a nova modalidade de jogos.
A proibição ao jogo no Estado ocorreu no dia 26 de fevereiro, quando o governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, revogou dois decretos que permitiam o funcionamento de bingos e caça-níqueis no Estado.
A revogação dos decretos ocorreu seis dias após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editar medida provisória proibindo bingos e caça-níqueis no país. A MP foi emitida em reação ao caso envolvendo Waldomiro Diniz, ex-assessor da Presidência que aparece em vídeo de 2002, divulgado em 13 de fevereiro último, pedindo propina a empresário de jogos.
Após a MP, no dia 21 de fevereiro, Zeca disse que "era um bom negócio acabar com a Lotesul".
Devido à MP e à decisão do governador, o bingo eventual chamado "Bolada da Sorte" ficou proibido no Estado. Autorizado pela Lotesul, o jogo voltou com o nome de "MS da Sorte". Sorteará sete prêmios no próximo dia 16. São R$ 50 mil em barras de ouro, uma camionete, dois carros, duas motos e vários eletrodomésticos.
Cada prêmio tem uma cartela com 15 números. Pela TV, serão sorteadas bolas numeradas de 1 a 75. O ganhador será quem preencher primeiro a cartela. O conjunto das sete cartelas é vendido a R$ 6 em bancas de apostas do jogo do bicho. No regulamento, consta que o sorteio é promovido pela Federação de Handebol de MS.

Outro lado
Procurada pela Agência Folha, a assessoria de Zeca informou que a Lotesul falaria sobre o assunto.
O presidente da Lotesul, Astrogildo Lima, disse que o jogo estava realmente "descaracterizado como bingo eventual". Segundo ele, a MP de Lula e o decreto de Zeca não proíbem o "jogo de prognóstico", que faz os sorteios pela TV.
O advogado José Bijos Júnior, que trabalha com a federação de handebol, disse que foi um erro a classificação como bingo eventual. Segundo ele, a Lotesul consertou a falha ao mudar a definição para jogo de prognóstico.


Texto Anterior: São Paulo: Maluf decide candidatura até junho
Próximo Texto: Fonteles sugere que STF negue liminar pró-CPI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.