São Paulo, terça-feira, 05 de julho de 2005

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Petrobras dispõe de R$ 202 mi este ano para propaganda

DA SUCURSAL DO RIO

Não foi só o BNDES que aumentou sua previsão de gastos com publicidade. A estatal Petrobras tem um orçamento de R$ 202 milhões para desembolsar em 2005, 8,6% a mais do que as despesas com essa área em 2004 (R$ 186 milhões).
De 2003 para 2004, os gastos da Petrobras com publicidade cresceram 13,4%, passando de R$ 164 milhões para R$ 186 milhões. Mas o grande salto ocorreu no primeiro ano do governo Lula: de 2002 para 2003, a verba aumentou 80%.
A Petrobras argumentou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o aumento em 2003 ocorreu porque 2002 era ano eleitoral e teve restrição legal dos gastos com publicidade. Por causa da Lei Eleitoral, as despesas de 2002 foram limitadas à média dos gastos dos três anos anteriores ou ao teto do último exercício anterior, diz a Petrobras. A estatal diz ainda que o percentual do faturamento destinado à publicidade tem se mantido no mesmo patamar nos últimos anos.
Em 2002, ano eleitoral, 0,13% da receita da empresa foi gasta com propaganda. O percentual foi para 0,17% em 2003. Em 2004, ficou em 0,20%. Em 2001, o percentual era de 0,23% do faturamento. De acordo com a Petrobras, a maior parte dos recursos é gasta com o pagamento de mídia (85%).


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