São Paulo, terça-feira, 05 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula ignora astronauta brasileiro ao receber caças comprados da França

ENVIADO ESPECIAL A ANÁPOLIS (GO)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o tenente-coronel Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, nem se cumprimentaram diante de fotógrafos e cinegrafistas ontem na cerimônia de apresentação de dois caças Mirage usados, recém-adquiridos da França, na Base Aérea de Anápolis (GO).
O presidente entrou na cabine do avião, mas não voou -repetindo gesto de Fernando Henrique Cardoso com ALX Supertucano, em 1999. Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Fernando Collor de Mello entraram e voaram em aviões militares.
Em 1953, Vargas passeou no subsônico Gloster Meteor da FAB. Em 1957, JK não gostou de voar num supersônico (TF-100 da Força Aérea dos EUA), no Rio: "Não aconselho. É uma sensação terrível. Parece que estamos esmagados, triturados". Em 1990, Collor viajou de Brasília ao Rio num F5-B da FAB. Não reclamou, mas depois tomou uma aspirina.
Garoto-propaganda do governo até meses atrás, Pontes foi mantido em fileira secundária de autoridades e não foi citado por Lula no discurso. Pontes decidiu ir para a reserva da Aeronáutica ao retornar da missão, em abril. A decisão desagradou a setores do governo.
Usados, os dois Mirage-2000C integram pacote de 12 aeronaves adquiridas da França pela FAB por cerca de R$ 300 milhões. (ES)


Texto Anterior: Janio de Freitas: A pequena ditadura
Próximo Texto: Propaganda de Alckmin que faz crítica a Lula é proibida pelo TSE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.