São Paulo, quinta-feira, 05 de outubro de 2006

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

O povo contra Joe Sharkey

Na escalada de manchetes, do "Jornal Nacional" ao "Jornal da Record", "inquérito vai apurar se acidente foi causado por erro do piloto do jatinho". Com igual ou maior destaque, "os restos mortais das vítimas".
Não adiantou a Aeronáutica dizer, na manchete da Folha Online à tarde, que ainda "é cedo para apontar responsáveis". O inquérito sobre o piloto e o co-piloto americanos do Legacy deu ares de revolta nacional ao episódio. Não ajudaram as declarações do jornalista do "New York Times" que estava no jatinho. Na rede NBC, pela manhã, ele "classificou como péssimo o controle aéreo", na tradução dos sites. Acrescentou que "é preciso cuidado com as evidências coletadas pelas autoridades" e que os pilotos correm "perigo".
No "JN", em entrevista exclusiva, Sharkey voltou a defender os pilotos, mas atenuou ao menos o tom. De sua parte, também a Globo buscou ser mais contida.

joesharkey.com/Reprodução
EXTREMAMENTE PREOCUPADO Antes de falar para "NYT", NBC, CNN, ABC e Globo, esta duas vezes, Joe Sharkey postou em seu blog uma primeira reação, na segunda: "Estou extremamente preocupado com o destino dos dois pilotos e do executivo ainda detidos"

MEDIDA PREVENTIVA
O próprio "NYT", em reportagem do correspondente Paulo Prada, concentra as atenções nos dois americanos, sob o título "Juiz brasileiro detém pilotos". E diz que, "apesar de não serem acusados de nenhuma transgressão, a ordem foi emitida como uma "medida preventiva'".

"HERÓIS"
Foi no site do "NYT" que começou o ataque a Sharkey, nos comentários postados por brasileiros. Daí para o "Jornal da Record" de anteontem etc. O que mais revoltou foi tratar os dois pilotos como "heróis".

QUEM PAGOU?
E ele já é atacado também nos EUA, no blog Gawker, um dos principais, que questiona se seguiu as normas éticas do "NYT" ao viajar a convite do executivo americano. "Quem pagou?", pergunta o Gawker.

REVOLTA
Demorou um dia, mas o apoio "polêmico" foi parar na escalada do "JN", ontem, e pelo jeito não foi do agrado. Na voz de William Bonner, sobre imagem do tucano:
- O apoio do casal Garotinho a Alckmin provoca revolta no PFL.
Seguiu-se esta manchete, com Fátima Bernardes, mais imagem de Lula sorrindo:
- Nove governadores manifestam apoio a Lula no segundo turno.
Na reportagem, o registro de que Alckmin ainda recebeu em "encontro reservado" o governador Ivo Cassol, de Rondônia, "investigado por superfaturamento de obras".

RUPTURA
Registre-se que a reação foi também primeira manchete no "Jornal da Band", ontem:
- Candidata no Rio, Denise Frossard critica a aliança de Alckmin e Garotinho e rompe com a campanha tucana.

PARA A CADEIA
Com as repercussões do acidente aéreo e da inusitada aliança, passou praticamente despercebida a prisão de Luiz Estevão. Mas foi manchete na escalada do "JN", lá pelo final:
- E o uso de documentos falsos leva o empresário e ex-senador Luiz Estevão de volta para a cadeia.

INTERNET VIA ONG
Para registro, o britânico "Guardian" deu que -enfim- os "EUA afrouxam as amarras do governo da internet".
De acordo com a comissária de informação e mídia da União Européia, o governo americano não resiste mais -e anunciou que vai dar em 2009 "autonomia total para que uma Organização Não-Governamental gerencie os domínios na web".
O jornal sublinhou que não é aquilo que o Brasil e a Índia vinham cobrando, ou seja, a transferência do governo da internet para a ONU, mas a abertura da possibilidade de um "modelo de cooperação", intermediário -e defendido pelos países europeus.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Crise do dossiê: Discussão sobre dossiê divide governistas e oposição na CPI
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.