São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BELÉM

Mário Cardoso e José Priante brigam por vaga no 2º turno

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Separados e sem apoio ativo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT e PMDB disputam em Belém uma vaga no segundo turno.
O prefeito Duciomar Costa (PTB) deve confirmar o primeiro lugar. Já as chances de Mário Cardoso (PT) e José Priante (PMDB) cresceram nas últimas semanas, após a vice-colocada nas pesquisas, Valéria Pires (DEM), começar a cair.
A idéia de uma chapa única PT-PMDB era defendida pela governadora Ana Júlia Carepa (PT) e pelo deputado federal Jader Barbalho (PMDB) -as maiores lideranças das siglas no Estado.
Divergências sobre a cabeça de chapa abalaram a aliança montada em 2006, quando os peemedebistas apoiaram Ana Júlia, e cada partido lançou seu candidato.
Diante desse cenário, o presidente Lula resolveu não gravar declarações de apoio ou participar da campanha.
Ainda assim, Priante e Cardoso tentaram capitalizar a boa avaliação do presidente, usando vídeos antigos e imagens de Lula em seus programas de TV.
Mas a melhora nas pesquisas não foi substancial. As equipes dos candidatos avaliam que o baixo impacto da imagem de Lula em Belém é resultado da neutralidade do presidente na disputa, o que teria confundido o eleitor.


Texto Anterior: Manaus: PTB e PSB, partidos da base de Lula, devem ir para o 2º turno
Próximo Texto: Macapá: Sem apoio declarado de Sarney, deputados disputam prefeitura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.