São Paulo, segunda-feira, 06 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

NELSON DE SÁ

Esticar a corda

Franklin Martins, longe do "Jornal Nacional", ontem na Globo News:
- Tasso volta no domingo, volta no outro domingo... Assim acaba com a matinê vazia. O PSDB precisa urgentemente de solução e está evidente que não vem, porque Alckmin estica de um lado, Serra de outro.
Mais à frente:
- Se fosse hoje, dava Serra. Agora, quem diz que Alckmin vai aceitar?... Ele está se sentindo atropelado. Quando era para enfrentar Lula em péssimas condições, era ele.
Do "JN", dia após dia com as declarações sorridentes de um e outro, às manchetes do Google Notícias, também dia após dia, a cobertura eleitoral não tem mais outro assunto.
 
Nos blogs e nas análises on-line, o mineiro Aécio Neves já é tratado abertamente como alternativa aos dois paulistas.
Na enquete do blog de Jorge Moreno, no Globo Online, feita ao longo da semana, o resultado foi Alckmin à frente e Serra num distante terceiro. Em segundo lugar, Aécio.
A eventual candidatura surgiu no blog e foi negada por Aécio, mas sobreviveu nos internautas, insistentemente.
De outro lado, ontem na Folha Online, Kennedy Alencar dizia que "a possibilidade de Aécio voltar à disputa é, por ora, uma ameaça para tentar pôr limites à guerra de bastidores". Mas pode ir muito além:
- Se Alckmin esticar a corda a ponto de fechar o caminho, Serra pode vetá-lo em benefício de Aécio -contam tucanos próximos ao prefeito.
 
Enquanto voam as penas de domingo a domingo, o blog de Josias de Souza noticia que o PT também racha:
- No memorando reservado, o partido defende mudanças imediatas na economia. O texto prega abertamente alterações nas políticas monetária e fiscal, em contraposição ao ministro petista Palocci.
Mais à frente:
- A redação final coube a Marco Aurélio Garcia, assessor especial de Lula, que registrou a tese de que [este é] "o primeiro ano do segundo mandato".

A BLOGOSFERA PETISTA


Logo pró-Lula na blogosfera petista


Depois de um ano quase sem voz, a militância petista renasce na rede. A blogosfera lulista cresceu e, no final da semana, virou tema de um bloco inteiro do "SBT Brasil", de Ana Paula Padrão, e outras coberturas.
São blogs sem fim, mas alguns começam a se destacar no amontoado de endereços. Em sua quase totalidade, assumem o apoio à reeleição de Lula, com logos que se espalham de uma página a outra, mas com conteúdos os mais diversificados.
Os blogs coletivos, como Amigos do Presidente Lula, Grupo Beatrice e Blog da Reeleição, partem da cobertura dos sites de grande mídia -em especial, registre-se, da Folha Online- para explorar as confirmações sobre Furnas ou as vantagens fiscais da Daslu em São Paulo. Ou para criticar a cobertura. Freqüentam tais coletivos personagens conhecidos das seções de leitores e caixas postais, como Caia Fittipaldi.
Outros blogs, como o Bué de Bocas de Nelson R. Perez -o mais articulado- e o Blog da Kika, de Kika Martins, concentram-se em defender Lula por conta da queda na desigualdade social ou alguma outra "boa notícia", de caráter econômico ou administrativo.

PENAS VOANDO

Logo do site pró-Serra


A blogosfera tucana, a mais vibrante até o início do ano, anda em crise. O coletivo E-Agora viu nos últimos dias a debandada de seus três principais colaboradores, Eduardo Graeff, depois Antonio Fernandes e, por fim, no sábado, Augusto de Franco.
E agora é o Primeira Leitura, de Reinaldo Azevedo, que se deixa levar pelo cisma tucano -a ponto de postar mensagens como esta, ontem:
- Dona Lila decide quem seria o candidato de Covas, como se conversasse com ele. Em respeito à memória do governador, abstenho-me de comentar esse particular... Ademais, é mulher de Mario, não sua herdeira política para períodos eleitorais.
Para vislumbrar algum consenso, só mesmo nos sites de campanha de Geraldo Alckmin ou José Serra, caso do Movimento Serra Presidente.

@ - nelsondesa@folhasp.com.br


Texto Anterior: Santo André: Petista defende segurança de Daniel
Próximo Texto: Entrevista da 2 - Telma Weisz e Fernando Capovilla: Construtivismo x Método Fônico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.