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Aécio gasta mais com publicidade em 2007
Despesa em Minas foi de R$ 80,7 mi; valor é 20% maior que o de 2005, que liderava volume aplicado pelo tucano na área
Em relação a gastos globais,
2005 foi o ano com o maior
comprometimento com
propaganda desde o início
da gestão do governador
PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE
O governo de Minas Gerais
registrou, no ano passado, o
maior gasto com publicidade
desde o primeiro mandato de
Aécio Neves (PSDB).
No primeiro ano após a reeleição do tucano, a despesa realizada com "Comunicação Social - Divulgação Governamental" pela administração direta
foi de R$ 80,7 milhões.
O levantamento feito pela
Folha no Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) mostra que o valor nominal é 103% maior do que o gasto
com publicidade ocorrido em
2006 (R$ 39,6 milhões), ano da
reeleição, quando havia restrições legais à publicidade oficial.
É 20% maior do que o gasto
em 2005 (R$ 67,2 milhões), até
então o maior volume aplicado
na publicidade por Aécio.
Em relação às despesas globais realizadas pelo Executivo,
considerando todo o Orçamento fiscal, o maior comprometimento com propaganda ocorreu em 2005 -0,26% do total
dos gastos de todos os programas governamentais. No ano
passado, foi de 0,24%. Os valores não incluem despesas de estatais e algumas residuais de
comunicação descentralizada
para órgãos da administração
direta e indireta, como o Fundo
Estadual de Saúde.
Mesmo com os valores corrigidos até dezembro de 2007 pelo IPCA, indicador de inflação
calculado pelo IBGE, os gastos
publicitários no ano passado
continuam sendo os maiores
desde 2003, primeiro ano de
Aécio como governador.
Com a correção, os valores
foram: R$ 41,6 milhões em
2006, R$ 72,4 milhões em
2005, R$ 42,7 milhões em 2004
e R$ 16,4 milhões em 2003.
O primeiro ano de gestão foi
marcado pelo aperto fiscal, já
que Aécio assumiu o Estado
com um déficit de R$ 2,4 bilhões no Orçamento.
Apesar de o levantamento ter
os mesmos números publicados pela Secretaria da Fazenda
(no "Balanço Geral" dos anos
de 2003 a 2006, os já disponibilizados), a Secretaria de Planejamento diz, segundo a assessoria do governo, que os valores
incluem custeio da Subsecretaria de Comunicação, o que reduz o valor de 2007, por exemplo, em 1%: R$ 79,9 milhões.
Ainda assim, é o maior gasto.
Na propaganda oficial de
2007, ganharam destaque programas como o Poupança Jovem (voltado para alunos carentes matriculados em escolas
públicas) e a Linha Verde (via
expressa ainda em construção
que liga os cerca de 40 km do
centro de Belo Horizonte até o
aeroporto em Confins).
Incrementos
A propaganda da gestão Aécio, potencial presidenciável de
2010, recebeu incremento especialmente no primeiro semestre de 2007, quando partidos aliados ao governo divulgaram, em inserções partidárias
na TV, ações do Executivo. Foi
assim com PDT, que tratou de
educação, PP (desenvolvimento) e PTB (investimentos).
O PT, opositor, foi à Justiça
Eleitoral contra o PPS, que falou sobre o Poupança Jovem.
Para petistas, houve "desvio de
finalidade na propaganda partidária". A Justiça não acatou.
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