São Paulo, quinta-feira, 06 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Recorte de jornal

Nas manchetes dos sites e portais, a noite trouxe a sequência já esperada. "Conselho de Ética arquiva a primeira denúncia contra José Sarney", começou a Folha Online. "Conselho arquiva três denúncias", contou depois o UOL. "Conselho arquiva quatro", contou o G1, fechando o placar.
Antes, à tarde, em meio à transmissão do discurso do mesmo José Sarney pelos canais de notícias e pelos próprios portais, os enunciados se concentravam nas declarações de que ele seria vítima de "campanha de imprensa", na expressão postada por Congresso em Foco e portais, com as denúncias "respaldadas sem exceção por recorte de jornal".

 

Na manchete do "Jornal Nacional", "O presidente do Senado, José Sarney, diz que é vítima de campanha e o Conselho de Ética arquiva denúncias contra ele".

SEGREDO DE JUSTIÇA
No alto das páginas iniciais dos mesmos UOL e G1, ao longo de tarde e noite, "Ministério Público Federal pede o afastamento e a indisponibilidade dos bens de Yeda Crusius", governadora pelo PSDB.
No G1, "é resultado da Operação Rodin, que investigou o Detran", mas os procuradores "não deram detalhes sobre o suposto envolvimento da governadora". Segundo o UOL, "mais de 20 mil áudios dão embasamento à ação", mas ela "corre em segredo de Justiça".
Foi a segunda manchete do "JN", "Promotores pedem o afastamento da governadora Yeda Crusius, do PSDB".

PODRE
Paulo Whitaker/uk.news.yahoo.com
No enunciado do "Telegraph", "Brasil manda o podre entulho [rotten rubbish] britânico de volta ao Reino Unido". Na Reuters, "Brasil, revoltado, embarca lixo de volta para a Grã-Bretanha". Foram 89 contêineres, 1.600 toneladas

EUA & GOLPE
Segundo o analista Kevin Casas-Zamora, da institução de política externa Brookings, de Washington, "os EUA estão ansiosos para que chegem as eleições em Honduras, por mais imperfeita que possa ser a solução". Foi em "análise" da Reuters que indicou a aceitação do golpe pelo Departamento de Estado.
Na mesma direção, a "Foreign Policy" detalha a ação do lobby vinculado "ao casal Clinton" que foi contratado pelos golpistas em Washington -como já havia noticiado o "New York Times". E chega com ironia à conclusão de que o deposto "Manuel Zelaya pode acampar na fronteira por um bom tempo".

TRANSPARÊNCIA, MAS
Por Agência Brasil, BBC Brasil e outras, o general Jim Jones, assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, declarou ontem em Brasília que o acordo para as bases americanas na Colômbia "não traz novidade", é "parceria de longa data e nada mudou", mas prometeu "transparência". Declarou também que a reativação da 4ª Frota da Marinha dos EUA, que havia sido desmobilizada há 60 anos, "não tem por objetivo o patrulhamento do Atlântico Sul".
De seu lado, o venezuelano Hugo Chávez, nas agências, já fala em "guerra".

NÃO VAI CONSIDERAR
O Terra Magazine ouviu "fontes do Departamento de Estado que pediram para não ser identificadas" e avisaram que as bases na Colômbia são "questão que será tratada bilateralmente". E que a eventual oposição da Unasul, União das Nações Sul-Americanas, "não será levada em consideração".
Para o analista Larry Birns, do Council on Hemispheric Affairs, de Washington, "os EUA começaram a prestar atenção ao fato de que Rússia, China e outros passaram a se interessar pelos bens primários" da região.

BILL & HILLARY
Na manchete do Huffington Post, diante da repercussão que Bill Clinton obteve com a viagem à Coreia do Norte, "Bill rouba a cena de Hillary, de novo". O ex-presidente foi foto e manchete de papel de "NYT", "Washington Post", "Wall Street Journal", "Financial Times" e até do estatal "China Daily".
O site da "Economist", com imagem de banca de jornais coreana, ironizou que "as fotos podem ser o aspecto mais significativo da viagem surpresa".

FORA DO AR
washingtonpost.com
Dois célebres jornalistas do "WP" fizeram piada de Hillary, em vídeo de humor no site. O jornal vetou todo o projeto e até cortou o link


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Indígenas: Governo quer fim da tutela sobre índios
Próximo Texto: Procuradoria pede afastamento de Yeda por improbidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.