São Paulo, quarta-feira, 06 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / PRESIDÊNCIA

Lula defende ex-ministro indiciado pela PF

Presidente diz que Humberto Costa terá tempo para provar inocência na acusação de envolvimento na máfia dos vampiros

Candidato petista afirma que a democracia "não é só coisa limpa" e que às vezes ela é capaz de proporcionar preocupação e desgosto


FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CARUARU (PE)

O presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse ontem, em Caruaru (a 136 km de Recife, PE), que a democracia "não é só coisa limpa" e que ela às vezes tem "coisas" que causam "preocupação" e "desgosto".
A declaração foi feita durante comício na cidade, quando o presidente comentava os ataques contra ele e seus aliados. Lula defendeu seu ex-ministro e candidato do PT ao governo de Pernambuco, Humberto Costa, indiciado pela Polícia Federal por suposto envolvimento na máfia dos vampiros.
"O povo é mais inteligente que a classe política, e ele vai dando a resposta a cada dia e a cada hora", disse, dirigindo-se a Costa. Ao lado do também ex-ministro e candidato ao governo do Estado, Eduardo Campos (PSB), o presidente pediu a Costa que não se deixasse "perturbar" pelas acusações.
"Eu sou testemunha que foi esse companheiro que mandou uma carta pedindo para a Polícia Federal investigar os sanguessugas", afirmou, apontando para Costa e trocando involuntariamente o termo "vampiro" -referência ao escândalo da venda superfaturada de hemoderivados- pelo "sanguessugas", como são tratados os acusados de compra superfaturada de ambulâncias.
"Não se preocupe, você vai ter tempo para provar a lisura do seu comportamento", declarou. "Temos que aprender que isso também faz parte da democracia. E democracia não é só coisa limpa, não. Democracia às vezes tem dessas coisas que nos causam preocupação, que nos causam desgosto."
Na platéia, estava Bruno Maranhão, líder do Movimento de Libertação dos Sem Terra, que foi preso após a invasão e depredação da Câmara, em junho.


Texto Anterior: Elio Gaspari: Professores negros sumiram da fotografia
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Lula diz ter "dupla personalidade" em eleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.