São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índice de abstenção no país foi de 14%

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O término da apuração do primeiro turno dependia ontem da contabilização dos votos de apenas 2 das 5.562 cidades do país. São elas Sebastião da Bela Vista, em Minas Gerais, e Trairão, no Pará. Juntas, somam 10.140 votos.
No caso de Minas, os dois únicos candidatos a prefeito estão com problemas judiciais relativos a registro de candidatura, e os votos dados a eles foram computados como nulos.
Na cidade paraense, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disse que o juiz local responsável pela apuração havia concluído a contagem de 6.865 votos, lançados em 24 urnas, mas não havia lançado os resultados no sistema de totalização. Excluídas essas duas cidades, o balanço divulgado mostrou que 17.003.217 de pessoas não votaram, o que corresponde a um índice de abstenção de 14,19%. Nas últimas eleições municipais, esse índice ficou em 15%.
No balanço parcial, sem os resultados de Minas e do Pará, a abstenção foi maior em Rondônia (18,5%) e menor em Santa Catarina (10,3%). São Paulo foi o Estado recordista em votos em branco, tanto na eleição para prefeito quanto na disputa para vereador.
Em São Paulo, 916.762 eleitores (3,94%) votaram em branco para vereador e 566.873 (2,43%) para prefeito. No Amapá, os dois índices ficaram abaixo de 1%.
Outra conclusão é que a votação para prefeito teve mais votos nulos que a de vereador. Os maiores percentuais de nulos para prefeito foram em Alagoas (7,9%), Bahia (7,7%) e Maranhão (7,0%). O menor, no Rio Grande do Sul (3,1%). São Paulo teve 5,4% de nulos.
Para vereador, os maiores índices de nulos foram na Bahia (3,67%), Rio (3,66%) e Alagoas (3,42%), e o menor, no Amapá (1,47%). Em São Paulo, 3,3%.


Texto Anterior: Balanço: Primeiro turno explicita derrotados e vitoriosos
Próximo Texto: Câmara: Bancada evangélica aumenta e muda de perfil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.