São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salgado fala em saída; suplente foi investigado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um dos principais aliados de Renan Calheiros (PMDB-AL), Wellington Salgado (PMDB-MG) tem dito que pode deixar a política no final do ano por pressão de sua família. Nesse caso, assumiria Carlos Eduardo Fioravante, indicado pelo próprio Salgado e que foi investigado pela CPI dos Correios.
Salgado foi o principal financiador da campanha do ministro Hélio Costa (Comunicações) para o Senado, em 2002, e é seu primeiro suplente. Fioravante, ex-diretor comercial dos Correios, foi investigado pela CPI que apontou um esquema de desvio de recursos na estatal. A comissão recomendou seu indiciamento por improbidade administrativa.
O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, solicitou ao Supremo Tribunal Federal que Salgado fosse ouvido pela Polícia Federal. Ele é suspeito de ter desviado quase R$ 12 milhões de dinheiro público quando dirigiu a Asoec (Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura).
Há duas investigações para apurar o envolvimento do senador em sonegação de Imposto de Renda.
Até maio de 2004, quando assumiu a diretoria comercial dos Correios, Fioravante trabalhava na Universidade do Triângulo, uma das instituições de ensino de Salgado.
Ele deixou a estatal em maio de 2006, com as acusações de irregularidades.
Salgado disse ontem que ele e Fioravante, ambos do Rio, foram para o Triângulo Mineiro para serem suplentes na chapa do ex-deputado Raul Belém, que morreu. Por iniciativa de Fioravante, afirmou o senador, eles procuraram Hélio Costa, que não conheciam então, para participar da chapa dele.
Salgado afirmou que Fioravante trabalhava na sua empresa "fazendo contatos para cursos a longa distância" e que, depois das denúncias nos Correios, os dois se afastaram, e o senador "não sabe" se ele ainda trabalha na empresa.
Sobre a saída do Senado, Salgado disse que se houver "pressão política" pode repensar sua decisão. Fioravante não foi localizado.
(ANDREZA MATAIS)


Texto Anterior: Oposição tenta reconduzir Jarbas e Simon à CCJ após manobra de Renan
Próximo Texto: Assessor de Renan é acusado de espionagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.