São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Datafolha, votação reflete consolidação de tendência

RODRIGO RÖTZSCH
DA REDAÇÃO

O fato de Gilberto Kassab (DEM) ser o mais votado no primeiro turno surpreende, mas se enquadra dentro de um fenômeno cada vez mais comum em eleições no Brasil, avalia o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.
"Com a eleição se tornando uma rotina, muitos eleitores deixam a decisão para o último dia. Com isso, um fenômeno que vem crescendo a cada eleição é o de as tendências apontadas até a véspera se aprofundarem no dia da votação. Isso aconteceu não só em São Paulo, mas no Rio [onde Fernando Gabeira consolidou seu crescimento e foi ao segundo turno] e em Belo Horizonte [onde Leonardo Quintão reforçou seu avanço e acabou forçando o desempate com Márcio Lacerda] também", diz.
A trajetória à qual Paulino se refere é a subida constante do prefeito a partir do início do horário eleitoral gratuito. "Em São Paulo, o Datafolha mostrou que Kassab foi o único que teve um crescimento constante com o horário eleitoral", afirma.
A pesquisa Datafolha realizada entre sexta e sábado mostrou Marta Suplicy com 36% dos votos válidos, contra 30% de Kassab. Paulino diz que, caso o instituto tivesse feito uma pesquisa de boca-de-urna, talvez tivesse captado o resultado final de forma mais precisa.
"O importante de um instituto de pesquisas é que ele mostre, ao longo do processo eleitoral, as tendências. O Datafolha foi o primeiro a mostrar a viabilidade da candidatura Kassab. Foi o primeiro a mostrar o Kassab ultrapassando numericamente o [Geraldo] Alckmin e também foi o primeiro a mostrá-lo isolado em segundo lugar", diz Paulino.


Texto Anterior: Lula afirma que PT deve sair "muito fortalecido" das urnas
Próximo Texto: Soninha fará oposição a Marta no 2º turno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.