São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Datafolha foi o primeiro a mostrar subida de Gabeira e queda de Crivella

DA SUCURSAL DO RIO

A arrancada que levou o deputado Fernando Gabeira (PV) à disputa do segundo turno das eleições para a Prefeitura do Rio foi detectada pelo Datafolha duas semanas antes de ser reconhecida em pesquisas pelo Ibope. O Datafolha, além de revelar a subida de Gabeira, mostrou que o senador Marcelo Crivella (PRB) mantinha tendência de queda.
Para o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, "não existe explicação para uma diferença desta". Refere-se à distância entre os resultados uma semana antes das eleições -em que o Datafolha mostrou 3 pontos de diferença entre Crivella e Gabeira, e o Ibope, 14 pontos.
"Cada instituto cria as suas estratégias e tenta captar as tendências antes do outro com mais rapidez. Há diferenças metodológicas que, no caso do Rio, fez com que o Datafolha captasse com mais precisão essa tendência", disse Paulino. O Datafolha realiza os levantamentos com entrevistas nas ruas e o Ibope, nos domicílios.
Para o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, as diferenças entre as pesquisas ocorreram porque "há um processo de definição maior na última semana". "A pesquisa [do Ibope] foi [realizada] na terça, quarta e quinta-feira [desta semana]. O Datafolha fez na quinta e na sexta-feira. Isso numa reta final, às vezes conta", diz Montenegro.
"Eleição municipal é muito nervosa, há muitas modificações em cima da hora. Então é normal que dê essas disparidades na reta final", disse.
Para Paulino, a diferença na data da pesquisa é mínima, não justifica a diferença. "Um dos dois institutos estava errado. Houve uma imprecisão metodológica de um dos institutos. Acho que o Ibope prova agora que o Datafolha estava certo."
A primeira pesquisa a detectar a aproximação entre os dois foi realizada entre os dias 17 e 18 de setembro. O deputado foi de 8% para 11%; Crivella passou de 21% para 18%.
Em pesquisa feita entre 23 e 25 de setembro, o Ibope detectou a subida do candidato do PV, mas não a queda de Crivella. Pelo instituto, Gabeira foi de 6% para 10%; o candidato do PRB oscilou de 23% para 24%.
Pesquisa do Datafolha realizada nos dias 25 e 26 de setembro confirmou a aproximação entre Crivella e Gabeira, mostrando uma diferença de apenas três pontos entre os postulantes do PV e do PRB. Gabeira foi a 15% -cinco pontos a mais do que na do Ibope- e o do PRB se manteve com 18% -6 pontos a menos do que no Ibope.
O Ibope só detectou esta aproximação em pesquisa realizada às véspera das eleições (entre os dias 2 e 4 de outubro), em que mostra Crivella com 19% e Gabeira com 17% -mesmo índice de pesquisa realizada pelo Datafolha três dias antes. A pesquisa do Datafolha na véspera das eleições já mostrou o deputado ultrapassando o senador -18% contra 17%.


Texto Anterior: Pastor faz em culto campanha para Crivella
Próximo Texto: Ida de Quintão ao 2º turno impõe derrota a Aécio e Pimentel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.