São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião pousou em aeroporto sem fiscalização

DA REPORTAGEM LOCAL

Encarregado de trazer as caixas de bebida nas quais, supostamente, estariam dólares enviados de Cuba para a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, Vladimir Poleto pediu ao piloto que o levasse ao aeroporto de Amarais quando chegaram a Viracopos, em Campinas.
Para a decolagem, Poleto teve que esperar por cerca de 30 minutos em Viracopos. "Não saiu do lado do avião. Ficou grudadinho lá", lembra o piloto Alécio Fongaro, responsável pelo vôo.
Segundo Fongaro, em Amarais não existe controle da Infraero, nem do Estado de São Paulo para fiscalização da bagagem. Poleto pediu para ser levado até lá assim que aterrissaram em Viracopos, por volta das 16h30 de 31 de julho de 2002.
Lacradas com fita isolante, as três caixas ficaram dentro do avião. O Seneca RSX chegou no fim da tarde a Amarais. "Poleto era esperado no estacionamento".
O relato do piloto põe em xeque a versão de Poleto, ex-assessor do ministro Antonio Palocci, de que desconhecia a carga.
Segundo reportagem da revista "Veja", as caixas continham dólares vindos de Cuba. A denúncia foi rechaçada pelos governistas.
O avião foi emprestado pelo empresário José Roberto Colnaghi, amigo de Palocci.
Colnaghi confirmou ter feito o empréstimo, mas procurou se eximir de responsabilidade a respeito do uso do jatinho. Não falou sequer a quem o havia cedido.
A Folha, porém, revelou ontem que Fongaro fez, a serviço de Colnaghi, o transporte de Poleto e das três caixas de bebida. Na próxima terça-feira, Poleto irá depor na CPI dos Bingos.
Outro ex-assessor de Palocci, Rogério Buratti diz ter sabido, em 2002, do envio de dinheiro. Ele declarou não ter visto os dólares e creditou a informação a Ralf Barquete. Ex-assessor de Palocci, Barquete morreu em 2004.


Texto Anterior: Palocci viajou em jatinho emprestado por empresário
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/hora das provas: SMPB impôs prejuízo de R$ 2,6 milhões aos Correios, aponta CGU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.