São Paulo, domingo, 07 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Governador só começou a ser eleito em 1990

DA REDAÇÃO

Até 1990 os eleitores de Brasília nunca tinham escolhido diretamente seu governador -tal como ocorre ainda hoje em Washington, cujo prefeito é nomeado pelo presidente dos Estados Unidos.
No Império, a capital ficava no "município neutro" do Rio de Janeiro, transformado em "Distrito Federal" pela Constituição de 1891, que já previa a mudança da capital para o interior do país.
A lei 85, de 1892, determinou que o Distrito Federal teria prefeitos nomeados pelo presidente. A Constituição de 1934 estabeleceu eleições diretas nas Disposições Transitórias, mas a Carta de 1937 anulou essa regra. A Constituição de 1946 manteve os prefeitos nomeados.
A emenda constitucional nš 2, de 1956, reabilitou a eleição direta do prefeito a partir de 1960 -que não ocorreu porque a capital foi transferida para Brasília.
A emenda nš 1, de 1969, definiu que o Distrito Federal seria dirigido por governadores nomeados. A Constituição de 1988 implantou a eleição direta: a primeira se deu em 1990. Nenhum governador eleito é de Brasília: Joaquim Roriz é de Luziânia (GO), Cristovam Buarque, de Recife (PE) e José Roberto Arruda, de Itajubá (MG).


Texto Anterior: Ida para Taguatinga aproxima o governo do DF da Brasília real
Próximo Texto: Janio de Freitas: Entre drama e tragédia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.