São Paulo, quinta-feira, 07 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Rafale é Ferrari, e Gripen é Volvo", afirma francês

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Ao comentar o caso pela primeira vez, o ministro da Defesa francês, Hervé Morin, comparou o Rafale a um carro esportivo italiano Ferrari e o Gripen, a um veículo mais familiar da marca sueca Volvo. "Não se pode comparar o incomparável", afirmou à rádio francesa RMC.
Questionado sobre o custo do Rafale, superior ao do Gripen e ao do concorrente americano na disputa, o Boeing F-18, Morin disse: "É possível comparar uma Ferrari, que é o Rafale, com um Volvo, que é o Gripen?"
O ministro afirmou que o caça francês é o único no mundo que pode, no mesmo voo, fazer funções de combate aéreo, ataque a solo e reconhecimento. Isso é uma vantagem competitiva contra o Gripen e o F-18.
Morin também reforçou a ideia de que a decisão final será muito mais política do que técnica. Segundo ele, a França e o Brasil têm hoje uma parceria estratégica que "vai muito além da simples relação entre cliente e fornecedor", disse o ministro.
Brasil e França já assinaram, em 2009, acordo militar para compra de submarinos e helicópteros de mais de R$ 20 bilhões e firmaram uma parceria visando alinhar interesses políticos e de suas indústrias de defesa.
A Saab e a Boeing afirmaram não conhecer o relatório da FAB. (ANA CAROLINA DANI)


Texto Anterior: Rumo a Paris, Amorim diz que escolha de caças é política
Próximo Texto: Análise: Francês fez propaganda gratuita do caça sueco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.