São Paulo, terça-feira, 07 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO ÀS ELEIÇÕES

Pré-candidato afirma que não sabia que vice era do SNI

Garotinho se diz "surpreso" com passado de Costa Leite

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA

O pré-candidato do PSB à Presidência, Anthony Garotinho, disse ontem, em Salvador, que "ficou surpreso" ao saber que o ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Paulo Costa Leite, candidato a vice na sua chapa, trabalhou no extinto SNI.
"Não tinha conhecimento deste período da vida dele. Para mim, foi uma surpresa. Eu conheço o Costa Leite como o homem combativo na presidência do STJ, como o homem que insurgia contra o excesso de medidas provisórias, como o homem que defendia o funcionalismo público", afirmou o pré-candidato.
A revelação de que Costa Leite trabalhou por 11 anos no SNI (Serviço Nacional de Informações) foi feita pela revista "Época" do final de semana.
Segundo a revista, Costa Leite teria sido instrutor da Escola Nacional de Informações, órgão do SNI responsável pela formação de arapongas durante o regime militar. "Quero esclarecer este assunto, já que fui vítima da ditadura", disse o ex-governador.
Garotinho disse que "vai ter uma conversa sincera e franca" com o ex-presidente quando voltar para o Rio.
Sobre uma eventual troca de vice na sua chapa, ele disse que "quem decide o nome do candidato a vice na minha chapa é o PSB, na convenção que será realizada no próximo dia 10 de junho. Até lá, muita coisa pode mudar".

CPI
O pré-candidato do PSB também defendeu a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar as privatizações feitas durante o governo Fernando Henrique Cardoso.
A revista "Veja", no final de semana, publicou reportagem mostrando um suposto pedido de propina de R$ 15 milhões por parte do empresário Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-diretor do Banco da Área Internacional do Brasil, durante o processo de privatização da Companhia Vale do Rio Doce, há cinco anos.
"Sou favorável à abertura de uma CPI para apurar não apenas este caso, mas todas as privatizações realizadas nas duas administrações do presidente Fernando Henrique Cardoso", afirmou.
Garotinho disse que orientou a bancada do PSB a apoiar o pedido de uma CPI para investigar as denúncias contra Ricardo Oliveira.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Escândalo sem pescoço
Próximo Texto: Investigação: Pedida pena maior a falso engenheiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.